Governo de Rondônia
27/04/2024

Vigilância Socioassistencial em Rondônia

Governo do Estado de Rondônia

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004), aprovada através da Resolução nº 145, de 15 de outubro de 2004, define a Vigilância Socioassistencial como função no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ao lado da Proteção Social e da Defesa dos Direitos Sociais. No Estado de Rondônia, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social/SEAS, por meio da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas de Assistência Social/CAS, da Gerência de Gestão do Sistema Único da Assistência Social e da Vigilância Socioassistencial, instituiu no bojo a vigilância socioassistencial em 2019. A vigilância socioassistencial tem como função identificar as demandas e vulnerabilidades sociais a partir do território, entender e informar sobre situações precárias que colocam em risco a autonomia, a convivência familiar e a socialização dos cidadãos. Ela atua por meio da coleta e organização de informações, criação de indicadores e índices que mostram as áreas de vulnerabilidade e risco social, como pessoas com deficiência, crianças, adolescentes, idosos e outros grupos vulneráveis.

Um dos focos importantes dessa função é criar documentos, boletins informativos e análises que destacam como a política pública de assistência social está se desenvolvendo em Rondônia. Através desses documentos, apresenta-se quais são os equipamentos do SUAS, os serviços socioassistenciais disponíveis e quais as demandas da população de cada território, especialmente as situações de vulnerabilidade presentes em cada município do estado.

No Estado de Rondônia, já foram produzidos oito boletins informativos que abordam temas emergentes na área de assistência social. Esses boletins se propõem como uma fonte de informações para quem deseja compreender como a política está sendo implementada e como as pessoas estão sendo atendidas. Acesse abaixo os documentos já publicados da vigilância socioassistencial de Rondônia:

A vigilância socioassistencial da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS) pode ser acessada por meio do endereço de e-mail socioassistencial.seas.ro@gmail.com.

Confira nos links abaixo informações sobre a gestão do Sistema Único da Assistência Social- Suas em Rondônia.

Boletim Informativo – Evolução do preenchimento do Sistema RMA CRAS e CREAS

Informativo sobre pessoas idosa – 2023

Caderno de Orientações Técnicas da Vigilância Socioassistencial.

Boletim Informativo 12 de junho.

Maio Laranja: campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Boletim Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade.

Boletim Informativo 12 de junho: enfrentamento do trabalho infantil no Estado de Rondônia.

Boletim Informativo 18 de maio: enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Orientações Técnicas para a Vigilância Socioassistencial Municipal: Conceitos sobre os Sistemas base para análise de dados primários da Vigilância Socioassistencial.

Boletim Informativo 18 de maio de 2021: Dados sobre a violência contra crianças e adolescentes no Estado de Rondônia.

Informações essenciais para a Gestão do SUAS/Vigilância Socioassistencial do Estado de Rondônia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe


Pular para o conteúdo