Governo de Rondônia
18/03/2024

Casa do Ancião – CASA

Governo do Estado de Rondônia

A Casa do Ancião – São Vicente de Paula é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI governamental do Estado de Rondônia, subordinado administrativamente à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – SEAS, nos termos do Decreto n. 14.770, de 2009, localizada em nossa capital Porto Velho.
Fundada desde 25 de Abril de 1975, a Casa do Ancião completou 45 anos de funcionamento, destinada à moradia coletiva de pessoas com idade superior a 60 anos, sem vínculo familiar, e sem condições de prover à própria subsistência, prioritariamente aos idosos em situação de risco e vulnerabilidade social, de modo a assegurar as necessidades de moradia, alimentação, segurança, saúde e convivência social, sob caráter de internato.
A instituição conta com uma equipe multidisciplinar os quais atendem para garantia de uma velhice mais digna e melhoria dos aspectos biopsicossociais durante todo o processo de envelhecimento ativo, conforme determina a Organização Mundial de Saúde – OMS (2005), que define o envelhecimento ativo sendo este um “processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional, a qual permite o bem-estar físico, mental e social na idade avançada”.
Seguindo estes pilares, a Casa do Ancião, sendo um órgão governamental, possui um papel fundamental na assistência protetiva de longa permanência aos idosos que necessitam de apoio e seguridade social às vítimas de negligência, maus-tratos, ou qualquer natureza de abuso e exploração contra à pessoa idosa, de acordo com as especificações da Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994.), que assegura os direitos sociais dos idosos, criando condições para promover seus direitos de cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.
A casa promove proteção e cuidados à saúde conforme a necessidade individual de cada idoso, propiciando a autonomia e suas particularidades. Buscando a integralidade e articulação com os órgãos competentes que atuam nos demais seguimentos de assistência ao idoso, como o Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, Ministério Público, Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entre outras esferas que garantem e auxiliam à assistência integral de saúde aos idosos residentes da instituição.

2. Regimento Interno
3. Atividades e Ações
4. Dia-a-dia da Casa
5. Doe Amor


Compartilhe


Pular para o conteúdo