ATENÇÃO À MULHER

Programas socioassistenciais vão além da necessidade básica, realizando sonhos e transformando vidas em Rondônia

08 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Beneficiária do Programa Mamãe Cheguei, Rhana diz que apesar dos desafios, se sente realizada com a família

Grávida de cinco meses do terceiro filho, a dona de casa, Rhana Saraiva Esteves, 30 anos, comemora o fato de ser uma das beneficiárias do Mamãe Cheguei, Programa Estadual, idealizado pela Secretaria de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), que desde sua criação em 2019 contemplou 14.428 mulheres grávidas, nos 52 municípios rondonienses, com um kit enxoval, contendo itens necessários para o recém-nascido. Desempregada há sete anos, Rhana mora na casa dos pais, juntamente ao esposo e dois filhos, de 12 e 6 anos, um deles diagnosticado recentemente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que consiste em mais um desafio, como mulher e mãe. Mas isso não a entristece, como ela mesma afirmou.

“Apesar de todos os desafios, sou uma mulher realizada, pois tenho filhos que amo muito, minha família que me dá apoio, e agora, nesta gravidez, conto com o apoio do Governo, que me presenteou com este kit enxoval”, disse Rhana, completando que estes foram os primeiros itens adquiridos para o bebê, cujo sexo, ainda não foi revelado.

Como pasta governamental, responsável pela Assistência e Desenvolvimento Social, a Seas atua sob o comando da primeira-dama, Luana Rocha, em várias vertentes, visando à melhoria da qualidade de vida das famílias, em especial as que se encontram em situação de vulnerabilidade, em Rondônia. Com foco também na mulher, no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de programas que envolvem Assistência, Cidadania, Inclusão, Proteção, Educação, dignidade, Segurança Alimentar e Desenvolvimento Social.

Depois do parto, o próximo passo de Rhana será buscar a qualificação profissional em outro Programa Estadual, o Vencer, lançado no dia 30 de janeiro pelo Governo, por meio da Seas, com objetivo de promover o fortalecimento e a autonomia dos indivíduos e famílias mais vulneráveis no Estado, dando oportunidade de qualificação e capacitação profissional, gratuitamente. Ao todo, são 10 mil vagas ofertadas, anualmente, em 45 cursos nas áreas da Construção Civil, Vestuário, Alimentos, Madeiro-Mobiliário, Metalmecânica, Energia, Logística, Automotiva, Refrigeração e Climatização, Tecnologia da Informação, Imagem Pessoal, Gestão e Saúde. É dada prioridade de participação às atuais beneficiárias do Programa Mulher Protegida ou que já foram atendidas.

JOVEM CRIADOR

Clara Taiane sonha em empreender e por isso inscreveu-se no Programa Jovem Criador

Aos 16 anos, Clara Taiane sonha em ser uma empreendedora. Para atingir tal objetivo, fez inscrição no curso de MarketPlace, um dos seis ofertados pelo Programa Jovem Criador, também de iniciativa da Secretaria de Assistência e do Desenvolvimento Social, que objetiva capacitar de forma remota, alunos do Ensino Médio da Rede Estadual ao mercado de trabalho na área digital.

“Meu sonho é ser empresária e porta voz para outras mulheres. com esse Programa terei a oportunidade de aprender muito e aplicar tudo na futura empresa”, disse a jovem estudante, que mantém uma agenda bastante corrida no dia a dia, acordando às 6h para fazer estágio e à tarde, estudando.

MULHER PROTEGIDA

Criado pela Lei Estadual nº 5.165, de 29 de novembro de 2021, o Programa Mulher Protegida é destinado às mulheres e meninas vítimas de violência doméstica e familiar, com medida protetiva de urgência vigente, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, residentes e domiciliadas no estado de Rondônia e inseridas no Sistema do Cadastro Único, em razão de terem renda familiar de até três salários mínimos vigentes.

Em pouco mais de dois anos, pelo menos 2.238 mulheres foram beneficiadas com o auxílio financeiro, que inicialmente era de R$ 400, durante 6 meses, e que a partir de janeiro de 2024 passou para R$ 600 por 12 meses, além de acompanhamento psicossocial pela equipe técnica de referência do município partícipe, e oferta de cursos de capacitação ou aperfeiçoamento profissional.

Além desses quatro programas e projetos que atuam nas vertentes da Assistência às grávidas, Desenvolvimento Social por meio de cursos profissionalizantes, Educação com o incentivo aos alunos na área tecnológica e Proteção às vítimas de violência doméstica, o Governo Estadual contempla famílias, muitas delas chefiadas por mulher, com o auxílio de R$ 100 para as que têm filhos de até 6 anos, sendo atendidos pelo Programa Crescendo Bem, que tem como objetivo promover melhorias na qualidade de vida das famílias beneficiárias, em especial, no que se refere ao vínculo familiar e desenvolvimento infantil; Habitação com mais dignidade, tendo prioridade as famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; Inclusão com as Centrais de Libra e de Informações ao Migrante e Refugiado; Cidadania, com a prestação de serviços essenciais do Rondônia Cidadã; e Segurança Alimentar, com o Programa Prato Fácil, que diariamente, disponibiliza seis mil refeições a R$ 2, cada, em restaurantes credenciados nos municípios de Porto Velho (27), que contam também com o popular reinaugurado em dezembro, bem como em Ariquemes (3), Cacoal (1), Guajará-Mirim (3), Ji-Paraná (1) e Vilhena (1).

Em breve a expansão do Programa acontecerá em Jaru e Rolim de Moura.

Texto: Veronilda Lima
Fotos: Marcos Mendes e Veronilda Lima

Ariquemes, Assistência Social, Cacoal, Capacitação, Cidadania, Cursos, Direitos, Distritos, Economia, Educação, Empresas, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Justiça, Municípios, Porto Velho, Rolim de Moura, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Tecnologia, Vilhena