Governo de Rondônia
28/04/2024

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Ações do “Rondônia Cidadã” atendem moradores do distrito de Jaci-Paraná neste fim de semana

25 de fevereiro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

 

Durante dois dias são ofertados vários serviços essenciais à população

Depois da edição em Cacoal, no último final de semana, quando foram realizados cerca de 400 atendimentos, o Projeto “Rondônia Cidadã” retornará a Porto Velho neste sábado (26) e domingo (27), desta vez com ações no distrito de Jaci-Paraná. Durante os dois dias, a população terá acesso a uma série de serviços essenciais, em diversas áreas, promovidos pelo Governo de Rondônia por meio de secretarias, autarquias e instituições parceiras da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), idealizadora do projeto, que tem por objetivo prestar serviços à população em um só local e com mais comodidade para as famílias que durante a semana têm outras missões a cumprir.

O atendimento em Jaci-Paraná acontece das 8 horas às 17 horas no sábado e das 8 horas às 14 horas no domingo, na Escola Tiradentes da Polícia Militar II.

O projeto teve início em 2019, em Extrema, distrito de Porto Velho, mas devido à pandemia iniciada em 2020 só teve sequência em 2021, beneficiando novamente os moradores da região de Extrema e em seguida os de Guajará-Mirim. As ações em 2022 foram retomadas nos dias 29 e 30 de janeiro na zona Leste da Capital; em Pimenta Bueno, 5 e 6 de fevereiro; nos dias 12 e 13 na zona Sul também em Porto Velho; e 19 e 20 em Cacoal.

Depois de Jaci-Paraná será a vez da população de Presidente Médici ser beneficiada nos dias 5 e 6 de março. Em todas as edições do “Rondônia Cidadã”, o serviço mais procurado tem sido a emissão da 1ª e 2ª vias de documentos pessoais, como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

No caso da Seas, os serviços ofertados são: orientações nutricionais, informações sobre o programa “Mulher Protegida” e entrega de kit enxoval do programa “Mamãe Cheguei” para gestantes cadastradas no CadÚnico e que fazem o pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Só em Cacoal foram 20 grávidas contempladas, previamente agendadas para o recebimento dos kits contendo 19 itens essenciais para o recém-nascido.

Para Jaci-Paraná serão levados serviços, como: emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), da 2ª via do CPF, solicitação da 2ª via de Certidões de Nascimento e Casamento, assessoria jurídica, emissão da taxa para Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), educação no trânsito, Passe Livre para idoso e pessoa com deficiência, CTPS, informações quanto ao seguro desemprego e outras orientações; educação ambiental, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf – Mulher e Jovem), Previdência Social – Assegurado Especial Rural, agendamento para consulta/exames no Hospital de Amor: papanicolau e mamografia, cadastro para orientações sobre o programa “Mulher Protegida” e atendimento nutricional.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Assistência Social, Capacitação, Cursos, Distritos, Ecologia, Economia, Empresas, Evento, Governo, Inclusão Social, Legislação, Meio Ambiente, Previdência, Rondônia, Saneamento, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo