Governo de Rondônia
19/04/2024

SERVIÇOS ESSENCIAIS

Programa “Rondônia Cidadã” realiza mais de mil atendimentos no final de semana, na zona Leste de Porto Velho

14 de fevereiro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

“Rondônia Cidadã” visa proporcionar cidadania, bem como prestar o devido apoio a sociedade

Conduzindo um banquinho e uma sacola com lanches para a afilhada de seis anos de idade, a dona de casa Erivana Aparecida chegou por volta das 4h30 do sábado (11) à Escola Estadual Cívico Militar Daniel Neri, na zona Leste de Porto Velho, para fazer a Carteira de Trabalho e o CPF na primeira edição do ano de 2023, do Programa “Rondônia Cidadã”, criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas.

Moradora do Residencial Porto Bello, Erivana afirmou que foi a primeira a chegar à escola, pois pretendia retornar mais cedo para casa, e tinha receio de não ser atendida no sábado e ter que retornar no domingo. O banco ela levou para aguardar na parte externa da escola, pois a Seas prepara todas as estruturas, onde o programa acontece, com vistas a recepcionar os beneficiários de forma adequada.

Há mais de 10 anos com a Carteira de Identidade vencida, a funcionária pública Maria da Silva, moradora do bairro São Francisco, disse que já estava sendo alertada por funcionários do banco, que corria o risco de não mais poder sacar dinheiro, caso não atualizasse o RG. “Este programa da Seas é muito bom, pois trouxe o serviço que eu mais precisava para perto de casa, por isso aproveitei e vim logo no primeiro dia, porque os funcionários do banco já me alertaram que eu corria o risco de não poder sacar meu dinheiro”, pontuou.

“Já fiz o teste de glicemia. Está tudo normal. Verifiquei a pressão: 12×8. Agora vou aparar a barba e cortar o cabelo para ficar mais bonito e ir brincar o carnaval”, comemorou o funcionário público federal, José Barros Monteiro.

O governador do Estado, Marcos Rocha, destaca a importância do programa que reforça ações com serviços essenciais, nas áreas de: cidadania, educação, prevenção, saúde, beleza, lazer, dentre outros. “O Governo de Rondônia vem fazendo a diferença justamente por buscar estar mais próximo da comunidade, seja com ações como o “Rondônia Cidadã”, “Prato Fácil”, entre outros programas das diversas secretarias. Todas as ações são pensadas no sentido de mudar a vida das pessoas e mudar para melhor”, argumentou o governador Marcos Rocha.

A dona de casa Erivana Aparecida chegou cedo à Escola

“Este programa é importante porque aproxima o Governo com o cidadão, levando serviços essenciais a quem realmente precisa em vários municípios, como emissão de documentos, atendimento médico, bem como psicológico e a Justiça Rápida do Tribunal de Justiça, que estão entre as novidades desta edição. É muito gratificante para nós, como gestores, sentirmos a satisfação das pessoas quando são atendidas”, disse a secretária Luana Rocha, em visita à Escola Daniel Neri.

SERVIÇOS ESSENCIAIS

Outro que aproveitou a primeira edição do “Rondônia Cidadã” 2023, foi o senhor Orisvaldo de Lima, do Bairro Jardim Santana, que informou ter perdido todos os documentos pessoais. Os dois chegaram à escola depois das 6 horas.

Enquanto os adultos buscavam serviços essenciais, como emissão de documentos pessoais, pagamento de taxa para renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, atendimento com clínico geral, testes rápidos de saúde, entre outros. As crianças aproveitavam para brincar no espaço disponibilizado pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, com orientações sobre o trânsito segura, pinturas e os “bonecos gigantes”. O Detran ainda sorteou quatro bicicletas no domingo, contemplando dois adultos e duas crianças.

O atendimento na Daniel Neri aconteceu no sábado das 8h às 16 horas e no domingo (12), das 8h às 14h. Nos dois dias foram realizados pelo menos 1.250 atendimentos diversos. Os mais procurados foram emissão de RG, Cadastro Único, corte de cabelo, Carteira de Trabalho Digital e testes rápidos de saúde. A próxima edição será nos dias 25 e 26, no município de Cujubim, a 220 quilômetros de Porto Velho.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Thaíssa Brandão e Veronilda Lima
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cidadania, Evento, Governo, Inclusão Social, Justiça, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo