Governo de Rondônia
29/03/2024

CIDADANIA

População de Pimenta Bueno recebe programa “Rondônia Cidadã” que facilita acesso aos serviços sociais básicos

05 de fevereiro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

“Rondônia Cidadã” leva ao cidadão de Pimenta Bueno acesso a serviços sociais básicos, de forma rápida e simples

Neste final de semana, o Governo de Rondônia leva para o interior do Estado uma série de ações e serviços por meio do Programa “Rondônia Cidadã”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). Durante todo o sábado (5) e até às 14 horas de domingo (6), o programa acontece em Pimenta Bueno, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Cordeiro de Farias, no Bairro Apidiá.

Ao longo destes dois dias, a população terá acesso, de forma rápida e simples, a serviços sociais básicos, como emissão de 1ª e 2ª vias de documentos como Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.

O programa “Rondônia Cidadã” visa justamente atender os direitos fundamentais e sociais dos rondonienses, ofertando cidadania plena aos que necessitam ter acesso aos seus direitos e aos serviços públicos.

Casal, Maria e Cicero, buscou pelo passe livre de idosos e renovação de CNH

Além disso, muita informação quanto aos programas executados pelo Governo de Rondônia vão estar à disposição da população. Os cidadãos vão poder conhecer melhor e tirar dúvidas referentes ao Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios (Proampe), ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Enfim, uma série de serviços estarão disponíveis para a população de Pimenta Bueno neste final de semana.

“Nossa, essa ação é muito boa, bom demais! Ter a chance de vir aqui buscar, ajeitar os nossos documentos certos. Eu e meu esposo viemos para tirar o passe livre de idosos e ele vai aproveitar para renovar também a CNH. A gente mora no sítio e poder vir aqui num final de semana e resolver tudo o que a gente precisa, é bom demais”, comemorou a aposentada Maria Mateus dos Santos, de 68 anos.

Em tratamento contra o câncer, a aposentada e o esposo Cícero dos Santos ficaram felizes e satisfeitos com os serviços prestados na ação. “Agora facilita para quando a gente precisar ir para Porto Velho para fazer o meu tratamento. Meu esposo é meu companheiro, ele sempre vai comigo”. 

A finalidade do Poder Executivo com o programa, é justamente esse: reunir em um só local diversos serviços sociais das secretarias do Estado e parceiros, levando-os para mais próximos da população, agilizando e facilitando a vida dos cidadãos. Ao longo do ano, diversas ações como esta devem acontecer nos municípios rondonienses.  Na próxima semana, por exemplo, mais uma edição do “Rondônia Cidadã” acontece em Porto Velho, nos dias 12 e 13, na zona Sul da cidade.

ENTREGA DE KITS ENXOVAL

“O Programa Rondônia Cidadã visa atender a nossa população da melhor forma possível, trazendo acesso aos direitos que são garantidos constitucionalmente. Aqui em Pimenta Bueno, aproveitamos também para realizar a entrega de kits do Programa ‘Mamãe Cheguei’, onde pelo menos oito mãezinhas foram contempladas, pois essa também é uma preocupação do Governo de Rondônia”, destacou a secretária adjunta da Seas, Liana Lima.

Ildiane foi uma das oito mamães de Pimenta Bueno contempladas com kit enxoval

Por meio do “Mamãe Cheguei”, o Governo do Estado tem o objetivo de diminuir a mortalidade infantil, fortalecendo o vínculo entre mãe e filho durante o pré-natal.

Para participar, as mamães devem estar com o pré-natal em dia, garantindo a saúde de mãe e filho.

Em Pimenta Bueno, neste sábado, as mamães contempladas pelo programa receberam um kit enxoval contendo itens como: fraldas, roupinhas, banheira e diversos outros produtos essenciais para os cuidados com o bebê.

Entre as mamães contempladas pelo programa está Ildiane de Oliveira, que aguarda já para segunda-feira (7), a chegada da segunda filha. “Ainda faltava muita coisa para gente, mas agora com esse kit, a gente tem tudo o que precisa para a chegada da nossa bebê. Estamos muito ansiosos, vou chegar em casa e já começar a arrumar tudo. Estou muito feliz, ações como essa, do programa ‘Mamãe Cheguei’, merecem o nosso parabéns e a nossa gratidão”, ressaltou Ildiane.

Confira galeria de imagens


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Lazer, Meio Ambiente, Previdência, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo