Governo de Rondônia
28/03/2024

MORADA NOVA

Mudanças de famílias para o Residencial Porto Madero I, em Porto Velho, começam na próxima segunda-feira

12 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Famílias podem iniciar mudanças a partir de segunda-feira

Famílias podem iniciar mudanças a partir de segunda-feira

 

Sentada numa cadeira à espera do comprovante do imóvel, a grávida de nove meses Dalva Avelaneda, 30 anos, prepara-se para dar à luz a Gabriel. Muito mais do que o período de gestação, ficou três anos aguardando a vez para obter o imóvel.

“Eu morava na invasão [no Bairro Universitário, zona leste de Porto Velho], sei o que é ficar sem luz e sem água, me sinto abençoada”, diz a diarista.

Em seguida, telefona ao marido Francisco Aurélio, 33, motorista de uma distribuidora de carne, apressando-o para ir assinar o documento.

A partir a próxima segunda-feira (15), famílias contempladas para morar no Residencial Porto Madero I terão prazo de 30 DIAS para se mudarem dos atuais domicílios.

Os 304 apartamentos serão ocupados diariamente das 8h às 13h. Serão permitidas 38 mudanças por dia, informou a responsável pelo serviço social da Semur, psicóloga Kellen Renata da Silva Santos.

A exemplo de outros residenciais, elas próprias deverão contratar o frete de caminhões ou caminhonetes.

Joenilson Brito foi um dos primeiros governadores a receberem as chaves da casa nova das mãos do governador

Joenilson Brito foi um dos primeiros moradores a receberem as chaves da casa nova

Homens e mulheres formaram filas nas mesas ocupadas por funcionários da Caixa Econômica Federal [agente financeiro do Programa Minha Casa Minha Vida] e da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), para receber comprovantes de residência.

No microfone, Kellen Santos repetiu o que já informara a diversas pessoas. “Vocês poderão pagar no dia 20 a parcela do condomínio do mês de agosto. A Caerd e a Eletrobras têm prazo de cinco dias para ligar água e energia elétrica”.

Ana Basílio, 67, quatro filhos, mora até agora no Bairro Aponiã com o neto Aldonei José, 20, instalador de centrais de ar. Veio de Rio Branco (AC) há 30 anos e diz sentir-se aliviada, porque perdeu convocações anteriores da coordenadoria de habitação da Secretaria Estadual da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). “Perdi até de ouvir no rádio”, lamenta.

Ana cria outro neto, Vinícius Iago, 13. Na fila da documentação, ela comemora: “Vou demorar um mês pra me mudar, mas agora está bom, só assim vou morar num lugar sem poeira”.

Joemilson Brito da Silva, que até então vive com a filha Julien, 22, e dois netos – Nicole e Kaiki  – madrugou no pátio da Casa de Shows de Talismã, para conseguir se inscrever no Programa Morada Nova/Minha Casa Minha Vida.

Só não contava com o atropelamento sofrido 11 anos atrás na confluência da Avenida Jatuarana [zona sul da Capital] com a BR-364, quando trafegava de bicicleta.

Montador de piscinas em 2005, Joemilson relata que o condutor do automóvel fugiu do local, onde ficou estirado no chão até a chegada do carro do Samu.

Veja galeria de fotos

Com a coluna vertebral quebrada e “encostado” pelo INSS, ele enfrentou a fase crítica, recuperando-se o quanto pôde. Não escapou da cadeira de roda, porém, auxiliado por amigos, trabalha atualmente na perfuração de poços. Ele foi um dos primeiros moradores a receber as chaves da nova moradia das mãos do governador Confúcio Moura.

Leia mais:
Residencial Porto Madero I é inaugurado em Porto Velho com entrega de chaves às famílias contempladas
Residenciais Porto Madero III e IV são entregues às famílias beneficiadas pelos programas Minha Casa e Morada Nova, em Porto Velho
Investimento de R$ 100 milhões do governo em habitação reduzirá em 35% déficit de moradias em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Assistência Social, Capacitação, Convênios, Ecologia, Economia, Educação, Empresas, Governo, Habitação, Inclusão Social, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saneamento, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo