APOIO TÉCNICO

Mais de 200 profissionais que atuam nos programas de assistência social são capacitados em Rondônia

08 de março de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

O evento acontece de forma remota, com o ponto de apoio instalado na Seas, em Porto Velho

Mais de 260 servidores municiais, entre gestores, assessores e coordenadores de programas da assistência social nos 52 municípios de Rondônia participam, desta segunda-feira (8) até sexta-feira (11), da 1ª Semana de Apoio Técnico de 2021 do Sistema Único de Assistência Social (Suas) promovida pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).

Trata-se da realização de Apoio Técnico aos gestores e equipes municipais, para o fortalecimento da Assistência Social no Estado, um serviço considerado essencial, que apesar da pandemia precisa ter continuidade para atender às famílias em situação de vulnerabilidade social. Em respeito aos decretos que estabelecem distanciamento social, o evento acontece de forma remota, com o ponto de apoio instalado na Seas, em Porto Velho.

Durante os cinco dias, estão em foco temas como: Gestão Financeira e Orçamentária do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), Vigilância Socioassistencial, Proteção Social Básica, Proteção Social Especial e Programas Criança Feliz, Criança Feliz + e Mamãe Cheguei. Devido à quantidade de participantes, os tópicos foram divididos por turmas manhã e tarde.

Estão em pauta recursos cofinanciados dos Fundos Nacional (FNAS) e Estadual de Assistência Social (FEAS), programação orçamentária e financeira, gestão de recursos, prestação de contas, plano de aplicação, guarda documental (Portaria 124), entre outros.

Organizada pelo Suas, a Assistência Social é uma política pública nacional que tem por objetivo garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Texto: Veronilda Lima
Fotos: Daiane Mendonça

Assistência Social, Capacitação, Cursos, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Terceiro Setor