21/05/2024

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Jovens de Candeias do Jamari recebem diploma de cursos técnicos

21 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

SOLENIDADE DE FORMATURA DOS ALUNOS DO PROJOVEM DE CANDEIAS DO JAMARI - EM 21.08  (12)

Entrega de certificados nesta sexta-feira

Rogério Costa Lesban, de 22 anos, foi um dos 75 jovens que concluíram o curso técnico do Programa Projovem Trabalhador,  no município de Candeias do Jamari, recebendo na manhã desta sexta-feira (21) o certificado do curso de administração.

“Trabalho como auxiliar de serviços gerais em uma fazenda, e assim que fiquei sabendo das inscrições do Projovem, pela rádio, tratei logo de fazer a minha”, afirmou.

O sonho de Rogério é trabalhar na área de administração e no distrito onde ele mora, Triunfo, vê oportunidades para por em prática tudo que aprendeu com a qualificação profissional. “Apesar de morar num lugar pequeno, vejo que tem mercado para atuar na área de administração, e agora fica mais fácil, com a qualificação, entrar no mercado que quero atuar”, declarou Rogério.

A jovem Daniela Barbosa vê na área do turismo e hospitalidade uma boa oportunidade de entrar no mercado de trabalho e contribuir com o desenvolvimento do município em que mora. “Candeias é um município que tem muitas belezas naturais e muito potencial para o turismo. Acredito que com  o diploma do curso de turismo e hospitalidade poderei conseguir um bom emprego nessa área”, destacou.

O PROGRAMA

O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadão é fruto da parceria entre o governo federal e governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que conta com o apoio das prefeituras municipais e está capacitando 2 mil jovens no estado, com idades entre 18 a 29 anos.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Rondônia, Valdenice Domingos, destacou a importância da parceria entre os entes governamentais para o sucesso dos programas sociais. “As demandas na área da assistência são muitas, indo desde habitação de interesse social a qualificação profissional de jovens. É fundamental que haja parceria entre os governos e prefeituras para que as políticas sociais cheguem à parcela da população às quais elas foram destinadas”, frisou.

Secretária Valdenice Domingos, entrega o diploma ao jovem Rogério da Costa Lesban

Secretária Valdenice Domingos entrega o diploma a Rogério Lesban

Valdenice expôs ainda a importância de se investir em qualificação profissional para os jovens. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e diante deste cenário é fundamental que os jovens tenham oportunidade para se preparar e competir nesse mercado. Precisamos garantir um bom futuro para a juventude” destacou.

O curso teve duração de sete meses, e para garantir a qualificação profissional e não desistência dos jovens, eles receberam um auxílio financeiro no valor de R$ 600 (R$ 100 por mês), lanche, auxílio transporte, material didático contendo apostilas e kit estudantil.

Além de fazer a gestão do programa, a Seas faz a articulação e sensibilização, de acordo com as normas da portaria 991/2008 do Ministério do Trabalho e Emprego, com os municípios e seus respectivos sistemas comerciais, cooperativas e empresas para que os jovens que concluíram os cursos técnicos tenham oportunidades de ser inseridos no mercado  de trabalho da sua cidade.

A solenidade de certificação aconteceu na Câmara de Candeias do Jamari e contou com a participação do chefe de gabinete do vice-governador Daniel Pereira, sargento Garbeline; da primeira-dama do município de Candeias Djami Cheury; do presidente da Câmara de Vereadores, Nilton Bento; do deputado federal Lindomar Garçon e do secretário municipal de Assistência Social  Daniel Oliveira.

Veja fotos da formatura

Texto: Luana Lopes