FAMÍLIA

Governo inaugura Centro de Referência de Assistência Social em Cacoal para fortalecer atendimento à população

23 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Cras foi entregue pelo Governo de Rondônia para o município de Cacoal

Com investimento de R$ 370.511,89 do Governo de Rondônia e contrapartida de R$ 41.167,99 da prefeitura, foi inaugurado nesta quinta-feira (23), no município de Cacoal, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), equipamento considerado a porta de acesso da população aos serviços e programas socioassistenciais, como o Mamãe Cheguei, Crescendo Bem, Prato Fácil, entre outros executados pelo governo, com ações Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas).

O ato inaugurou contou com a presença do governador de Rondônia, Marcos Rocha; da primeira-dama do Estado e titular da Seas, Luana Rocha; bem como do prefeito Adailton Fúria, entre outras autoridades. Iniciada em julho de 2022, a obra faz parte das 20 unidades tiveram convênio celebrado com o Governo do Estado para serem construídas em 18 municípios, sendo três em Porto Velho. Ao participar do descerramento da fita de inauguração, o governador enfatizou que investir na população faz todo diferencial e cada vez mais, o Governo do Estado tem ampliado as ações na assistência social.

Governo de Rondônia destaca importância do Cras para atender população

“Cacoal precisava de um prédio melhor para atender os serviços do Cras e a prefeitura aderiu ao programa do Governo do Estado para a construção desta nova estrutura. Então, o governo disponibilizou recursos necessários e a prefeitura deu uma contrapartida o que resultou nessa obra tão importante que irá fortalecer o atendimento à população. O Governo do Estado, através da Seas já liberou recursos para a construção de Centros de Referências, para as prefeituras que aderiram, e já foram construídos 10, sendo que os restante estão em andamento”, disse.

O governador destaca, ainda, que, além da assistência social, o Governo de Rondônia tem investido em asfaltamento, iluminação pública com Led e outros serviços em parceria com a prefeitura de Cacoal.

Governo investe na construção de Cras aos municípios que aderiram ao programa

FORTALECIMENTO

A entrega do Cras é importante, considerando que Cacoal tem, pelo menos, 42.261 pessoas cadastradas no CadÚnico, o que equivale a 48% da população do município. Desse total, 17.244 pessoas são beneficiárias do Bolsa Família. É no Cras que as famílias em situação vulnerável ou em risco social têm garantidos seus direitos sociais.

A secretária Luana Rocha, ressaltou que a proposta é atender às pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo acesso a diversos serviços, além de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. “O Centro de Referência é a porta de entrada das pessoas que mais precisam em vulnerabilidade social e aqui podem contar com atendimento de programas sociais. É no Cras que as pessoas podem fazer sua inscrição no CadÚnico e ser atendidas com programas, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira da Pessoa Idosa, Mamãe Cheguei, Prato Fácil, Mulher Protegida, enfim, a todos os serviços que buscam a melhoria da qualidade de vida no Estado e no País, consequentemente”, citou.

Cras de Cacoal passa a funcionar em novas estruturas entregues pelo Governo

ESTRUTURAS

Os investimentos do governo nas 20 unidades ultrapassam os R$ 7 milhões e são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza – Fecoep, vinculado à Seas.

Do total de Cras conveniados, agora são 10 inaugurados, contando com o de Cacoal, além de Alta Floresta d’Oeste, Cerejeiras, Costa Marques, Cujubim, Guajará-Mirim, Parecis, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura e Vale do Paraíso. Outras 10 unidades estão com o processo de licitação ou construção em andamento, das quais três em Porto Velho e as demais em Buritis, Cabixi, Colorado do Oeste, Machadinho d’Oeste, Nova Mamoré, Rio Crespo e São Miguel do Guaporé. A maior parte dos recursos é proveniente do Governo do Estado com contrapartida das prefeituras.

Texto: Veronilda Lima e Paulo Ricardo Leal
Fotos: Frank Néry

Assistência Social, Capacitação, Cerimônia, Cidadania, Convênios, Cursos, Direitos, Distritos, Evento, Governo, Inclusão Social, Justiça, Obras, Rondônia, Serviço, Sociedade, Solidariedade