Governo de Rondônia
27/04/2024

FORMAÇÃO DE JOVENS

Governo do Estado faz repasse de mais de R$ 960 mil para o Programa Policial Militar Mirim na retomada das atividades

05 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Secretária Luana Rocha destacou o apoio ao programa por contribuir com a formação de jovens mais conscientes e uma sociedade fraterna

Para viabilizar a implantação do programa Policial Militar Mirim, em Porto Velho e outros 17 municípios rondonienses, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, fez o repasse de mais de R$ 960 mil para a compra de materiais de consumo, como uniformes de instrução, passeio, operacional e acessórios, bem como, materiais esportivos para atendimento de 982 alunos.

O objetivo do programa é promover a inserção de adolescentes que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social, em um ambiente mais favorável e voltado ao desenvolvimento de habilidades afirmativas, bem como garantir o fortalecimento dos laços familiares e escolares.

Na terça-feira (4), a Escola Estadual Orlando Freire, em Porto Velho, foi palco da abertura do programa, vinculado à Polícia Militar de Rondônia – PMRO e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas desde 2019.

O evento contou com a presença de pais de alunos, educadores, colaboradores da escola e autoridades, como a secretária Luana Rocha, que destacou a importância do programa na formação de um cidadão respeitável, diligente e compromissado consigo mesmo, com sua família e a sociedade em que está inserido, gerando assim, um caminho voltado à dignidade e com perspectivas de um futuro melhor. Participaram, ainda, o adjunto da Sesdec, Hélio Gomes; o coordenador do programa, tenente-coronel Silva e cerca de 150 alunos de cinco pelotões da Polícia Militar das Escolas Osvaldo Piana, Hélio Botelho, Roberto Pires, Bela Vista, além da Orlando Freire.

Para o governador Marcos Rocha, o programa é importante por estimular a formação de jovens mais comprometidos com o futuro e uma sociedade mais justa. “Tudo começa pelo fortalecimento dos vínculos familiares; dessa forma, o Governo tem fomentado ações que viabilizam as áreas que integram a comunidade,  refletindo na formação de jovens conhecedores dos seus direitos e deveres”, pontuou.

A titular da Seas, Luana Rocha, ressaltou que, “a implantação do Policial Militar Mirim é mais uma iniciativa do Governo Estadual, para que possamos diminuir a criminalidade entre os jovens, dando oportunidade para que possam crescer e se desenvolver socialmente. E a Seas, sabendo da importância, abraçou mais esta ação, contribuindo com o repasse desses recursos”.

 HISTÓRICO

O programa que antes era denominado Guarda Mirim consiste em um trabalho cooperativo entre a polícia, a família e colaboradores, voltado às crianças e adolescentes em situações de risco e vulnerabilidade, conciliando estudo com atividades preventivas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Thaissa Brandão
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cerimônia, Cidadania, Cursos, Direitos, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo