Governo de Rondônia
19/07/2024

JOVEM CRIADOR

Governo de RO entrega premiação a alunos que tiveram história transformada com a capacitação profissional na área tecnológica

18 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos vencedores do concurso Jovem Criador receberam premiação em solenidade realizada, no Palácio Rio Madeira

Nove meses após ser lançado em setembro de 2023 pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas),  com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dos jovens em Rondônia, através da capacitação profissional, o projeto Jovem Criador teve mais uma etapa importante nesta terça-feira (18), com a entrega da premiação aos alunos vencedores do concurso nas categorias: Marketing Digital, Técnicas para Criação de uma Loja Virtual, Técnicas para Criação de um Instagram Vendedor, Marketplace como Estratégia de Negócios, Google Ads na Prática e Videomaker.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além da curiosidade e vontade de aprender algo novo, a premiação foi mais um incentivo do projeto estadual para que os alunos dessem o melhor de si, buscando conhecer mais sobre a área tecnológica para a qual se inscreveram. “A tecnologia é uma das áreas que mais avançam, pois permite agilizar tarefas rotineiras, e oferece novas oportunidades de inovação e crescimento. E é isso que o governo, por meio deste e de outros programas da Seas vem fazendo, oportunizando meios para que essas pessoas possam se organizar e produzir serviços que gerem renda através do empreendedorismo ou trabalho formal”, salientou.

Segundo a titular da Seas, Luana Rocha, com base no projeto foram ofertados cursos remotamente para 240 alunos do ensino médio regular de escolas públicas do estado de Rondônia, com aulas ministradas por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “O objetivo foi promover o conhecimento para a construção e desenvolvimento de uma carreira ou negócio, possibilitando que esses jovens possam construir uma história diferente, com autonomia financeira”, pontuou, citando o exemplo do vencedor na categoria Google Ads na Prática, Caio Ryan Passos Baldoino da Silva, 17 anos, aluno do 3º ano em Porto Velho, que antes da solenidade participou de uma entrevista para emprego e foi contemplado com a vaga em uma área correlata ao curso concluído.

A secretária da Seas, ressaltou que o Jovem Criador abriu espaço para o Vencer, transformado em programa estadual com maior abrangência, pois contempla jovens e adultos, a partir dos 16 anos, com 45 cursos profissionalizantes em 13 áreas tecnológicas. Ao todo são 10 mil vagas ofertadas por ano e ao final serão entregues kits com as ferramentas necessárias ao trabalho.

Caio comemora a premiação e o emprego em uma área correlata

Além de Caio, foram premiados os Jovens Criadores, Ramon Ayres Abreu, de Cacoal, na categoria Técnicas para Criação de uma Loja Virtual; Poliana Tetzner Pacheco, de São Miguel do Guaporé, na categoria Técnicas para Criação de um Instagram Vendedor; Fagner Mesaque Astofe Pimentel, de Nova Mamoré, categoria Videomaker; João Vitor de Almeida Farias, de Costa Marques, categoria Marketing Digital; e Elisa de Oliveira Santana, de Rolim de Moura, categoria Marketplace como Estratégia de Negócios.

INCENTIVO

A oportunidade que o governo deu aos jovens, por meio da Seas, para serem preparados ao mercado de trabalho, foi destacada por Michele Ayres, irmã de Ramon. “O governo está dando um grande incentivo para que os jovens ingressem no mercado de trabalho, não apenas ofertando aulas teóricas, mas também premiando com as ferramentas que serão utilizadas por eles em cada área”, destacou, acrescentando que costumava observar o empenho do irmão e a dedicação dos professores, embora de forma remota.

“É uma satisfação ter participado deste projeto, que está dando a oportunidade para eu criar um futuro melhor para minha família e ao nosso estado. E este notebook vai ajudar bastante”, afirmou Ramon Ayres.

Afirmando também estar muito feliz, Poliana Tetzner, adiantou que pretende abrir uma loja virtual, enquanto João Vitor considera que o curso técnico abriu uma porta para a graduação que pretende em engenharia de software.

“É muito gratificante ver meu neto, tão novo, se dedicando a um projeto. o Jovem Criador vai mudar histórias”, destacou Edineia Gomes, avó de João Vitor.

João Vitor considera que o curso técnico foi um incentivo para ingressar na faculdade

Para Tâmara Passos, mãe de Caio, a comemoração foi em dobro. “É com muita alegria que estou neste evento. Pois além da premiação como Jovem Criador, Caio também já vai ingressar no mercado de trabalho, com 17 anos”, pontuou.

Participaram também da solenidade, a coordenadora de Desenvolvimento Social da Seas, Alany Gomes; e a diretora administrativo e financeira do Senac, Gisele Santos.

A solenidade de premiação foi realizada no auditório do 9º andar do prédio Pacaás Novos, no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho, com a presença da secretária Luana Rocha, alunos vencedores e familiares.

PRÊMIOS

  • Marketing Digital: Smartphone
  • Técnicas para criação de uma loja virtual: Notebook
  • Técnicas para criação de Instagram Vendedor: Smartphone
  • Marketplace como estratégia de negócios: Um tripé e uma câmera digital
  • Google Ads na prática: Um fone e uma câmera digital
  • Videomaker: Um notebook, kit iluminação e um microfone.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cacoal, Capacitação, Cerimônia, Cidadania, Costa Marques, Cursos, Direitos, Distritos, Economia, Educação, Empresas, Evento, Governo, Inclusão Social, Municípios, Nova Mamoré, Políticas Públicas, Porto Velho, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo