ASSISTÊNCIA SOCIAL

Beneficiárias do Mamãe Cheguei têm momento especial durante Encontro promovido pelo Governo em Porto Velho

01 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Secretária Luana Rocha destacou importância do evento para aperfeiçoamento dos programas em execução e os que serão criados

Com o objetivo de promover maior aproximação entre as beneficiárias do programa estadual Mamãe Cheguei, criando um espaço de compartilhamento de informações e diálogo sobre maternidade e primeira infância, o Governo do Estado realizou nesta quinta-feira, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, uma manhã diferente para um grupo de gestantes cadastradas no CadÚnico, que ao final foram contempladas com o kit enxoval contendo 21 itens necessários ao recém-nascido.

Ainda durante o 1º Encontro, realizado no Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde – Cetas, em Porto Velho, com a presença da secretária Luana Rocha, as gestantes também foram orientadas sobre a importância da estimulação na primeira infância, com palestras ministradas pela pediatra Daniele Benvenutti Bergamachi de Araújo e a enfermeira Joelma Rosaria da Silva, ambas do setor de Estratégia Saúde da Família, da Unidade Básica Pedacinho de Chão, na Capital, que abordaram o tema “Pré-natal e os cuidados com o recém-nascido nos primeiros 28 dias”.

O evento contou com a parceria da Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família – Semasf.

O governador Marcos Rocha entende que a primeira infância é uma fase importante para o desenvolvimento da pessoa, pois é nessa fase que o cérebro está mais receptivo aos novos estímulos e para adquirir novas habilidades. Por isso, é importante não apenas darmos o kit enxoval, mas também que as futuras mães sejam orientadas sobre o que deve ser feito em cada fase da criança, para que ela cresça saudável e se desenvolva em todos os aspectos: físico, social, emocional, cognitivo, enfim, que cresça em um ambiente afetuoso e que seja um adulto que lute pelas suas conquistas e do seu próximo”, ressaltou.

Quésia disse ter aprendido muito com as orientações dos profissionais do programa

“Conheci o programa através do meu cunhado e está sendo muito bom, pois estou conhecendo coisas novas, com profissionais que são muito bons, graças a Deus!”, disse Quésia Armínio, uma das gestantes.

“Este Encontro é  importante, não apenas para as futuras mamães, mas também para nós gestores, para que possamos orientá-las e ao mesmo tempo ouvi-las. Isso nos possibilitará  aperfeiçoar o programa Mamãe Cheguei e os futuros projetos que serão desenvolvidos pela Seas visando à melhoria da qualidade de vida da família como um todo”, disse a secretária Luana.

Com 35 semanas da segunda gestação, Gleiciane Pereira afirmou que está gostando bastante do atendimento do programa estadual, que incentiva a realização do pré-natal para a redução da mortalidade materno e infantil e, por fim, contempla a gestante com o kit enxoval para o bebê. “Sou mãe de segunda viagem, mas mesmo assim a gente ainda tem algumas dúvidas, pois uma gestação é diferente da outra. Gostei muito das orientações e de receber o kit”, argumentou.

Desde sua criação, em julho de 2020, o programa já distribuiu mais de 10 mil kits enxoval.

Texto: Veronilda Lima
Fotos: Thaíssa Brandão

Assistência Social, Cidadania, Direitos, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade