ASSISTÊNCIA SOCIAL

Vale do Jamari recebe mais uma obra do Governo em parceria com a prefeitura de Cujubim

22 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Secretária Luana Rocha falou da importância do Centro de Referência para melhor atendimento à população vulnerável

Com mais de R$ 7.139 milhões de investimentos realizados pelo Governo, a região do Vale do Jamari recebeu nesta quarta-feira, mais uma obra inaugurada, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas. Trata-se do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do município de Cujubim, construído em parceria entre o Governo de Rondônia, e a prefeitura, no valor de R$ 575.737,30 (quinhentos e setenta e cinco mil, setecentos e trinta e sete reais e trinta centavos) dos quais R$ 400 mil são recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza – Fecoep, vinculado à Seas.

Na solenidade de inauguração, a secretária da Seas, Luana Rocha destacou a importância do CRAS para as famílias em situação vulnerável ou de risco social, que poderão contar com um espaço considerado a porta de acesso às ações da Política de Assistência Social. “É no CRAS que as pessoas em situação vulnerável poderão ter a garantia do acesso aos seus direitos sociais, pois é nesse ambiente que pode ser feito o Cadastro Único – CadÚnico, que por sua vez dá acesso aos programas sociais criados pelo Governo Estadual, como o Mamãe Cheguei, Prato Fácil, bem como os de habitação popular, entre outros”, citou, ressaltando a relevância da parceria com as prefeituras.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca que, do total de R$ 33.738.560 repassados aos municípios, entre 2020 e 2022, na modalidade cofinanciamento fundo a fundo, mais de R$ 5 milhões (R$ 5.200.434) foram para a região do Vale do Jamari, dos quais R$ 610.108 para Cujubim, que recebeu ainda, R$ 36.423,18 em kits enxoval Mamãe Cheguei e R$ 63.300 destinados a crianças atendidas pelo programa Crescendo Bem. Para este ano, a previsão é que o município receba mais R$ 185 mil de cofinanciamento do total de R$ 1.661.300, que serão repassados à região.

GUAJARÁ-MIRIM

Ainda nesta semana, a secretária Luana Rocha fará a entrega do CRAS de Guajará-Mirim, que recebeu investimento de R$ 400 mil do Governo, por meio do Fecoep, e R$ 48.476,20 de contrapartida do município. A entrega acontecerá no sábado, 25, por ocasião do Rondônia Cidadã, programa estadual que disponibiliza vários serviços essenciais em determinado município, em finais de semana alternados. O atendimento à população de Guajará-Mirim será feito no sábado das 8h às 16h; e no domingo das 8h às 12h, na Escola Estadual Irmã Maria Celeste. Durante a inauguração do CRAS, gestantes cadastradas, também serão contempladas com o kit enxoval, contendo 21 itens necessários ao recém-nascido.

Os CRAS de Cujubim e Guajará-Mirim fazem parte do pacote de mais de R$ 7 milhões em convênios assinados pelo Governo de Rondônia, por meio da Seas, com 18 prefeituras para a construção de 20 CRAS, dos quais três em Porto Velho. O principal critério para receber os recursos é a elaboração do projeto.

Os municípios contemplados com recursos do Fecoep para a construção de CRAS, são: Alta Floresta, Buritis, Cabixi, Cacoal, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Costa Marques, Cujubim, Guajará-Mirim, Machadinho do Oeste, Nova Mamoré, Parecis, Primavera de Rondônia, Porto Velho, Rio Crespo, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé e Vale do Paraíso.

Texto: Veronilda Lima
Fotos: Thaíssa Brandão

Assistência Social, Cerimônia, Cidadania, Convênios, Direitos, Distritos, Economia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Habitação, Inclusão Social, Infraestrutura, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade