21/05/2024

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Governo e prefeitura assinam termo de parceria para impulsionar a renda das famílias da região do Vale do Rio Machado

15 de janeiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia assinou termo de parceria com a prefeitura de Cacoal com o objetivo de estruturar o Espaço Multifuncional de Economia Solidária, que tem a finalidade de superar a pobreza e a extrema pobreza no município.

Cacoal fotos de Ésio Mendes  (4)

Parceria entre governo e prefeitura beneficiará famílias de Cacoal

Nessa parceria, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) oferecerá um espaço completamente estruturado para que sejam prestados serviços aos empreendimentos econômicos solidários na comercialização de produtos e serviços, formação, assistência técnica, incubação e apoio nas formações, articulações e contribuições de finanças solidárias. Em contrapartida, o município que recebe o programa oferece a infraestrutura para o espaço.

O projeto Colhendo Frutos na Solidariedade é uma iniciativa do governo estadual que pretende apoiar o desenvolvimento das potencialidades econômico-solidárias de comunidades urbanas e rurais, através da atuação de agentes de desenvolvimentos solidários e articuladores territoriais, que farão a articulação e assessoramento técnico-político continuado em processos referentes à implementação das políticas de Economia Solidária nos Territórios, apoio organização e formação dos empreendimentos solidários de cadeias produtivas, redes de cooperação já existentes ou com potencial para a organização autogestionária, especialmente nas regiões de vulnerabilidade econômica. O município parceiro será ainda o polo da região do Território Vale do Rio Machado, compreendido por sete municípios.

Durante a assinatura do termo, o prefeito Padre Franco ressaltou a importância que o projeto terá em seu município.  “A prefeitura de Cacoal está à disposição para ser realmente parceira, e contribuir para o melhoramento da renda da população daquela região”, disse.

Para a titular da Seas, Valdenice Domingos, esse termo significa que o estado tem preocupação com aqueles que estão menos assistidos, e que precisam melhorar a renda da família. “Essa parceria é o começo de um novo caminho, em que governo e prefeitura trabalham juntos para construir um novo momento na vida dos rondonienses”, ressaltou.

Texto: Leandro Morais
Fotos: Ésio Mendes e Leandro Morais