Governo de Rondônia
Monday, 20 de September de 2021

OUTUBRO ROSA

Servidores do Palácio Rio Madeira vestem rosa e doam lenços em campanha beneficente

24 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Na manhã desta segunda-feira (24), a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) realizou um ato nas escadarias do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, onde servidores vestiram rosa para lembrar o movimento mundial de esclarecimento sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama, dentro da campanha Outubro Rosa.

Lenços fizeram parte da ação para serem doados à Associação

Lenços fizeram parte da ação para serem doados à Associação Voluntária de Combate ao Câncer

O objetivo da ação foi conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Para isso, o estado oferece também nesta segunda-feira atendimento no “Espaço Gourmet” do Palácio Rio Madeira para mulheres que desejam conhecer mais a doença e seus efeitos, bem como, palestras. A ação foi mobilizada pela Coordenação Estadual de Direitos Humanos através da Gerência Estadual de Política Para Mulher.

A Seas pensando em melhorar a autoestima pediu para cada servidor doasse um lenço e levasse um sorriso para as mulheres diagnosticadas com o câncer de mama. Os acessórios foram recolhidos pelos representantes da Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC).

A ação vai muito além da estética, ela busca com isso trazer de volta a confiança, através da solidariedade, do carinho e do amor.

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira e representa, aproximadamente, 25% dos novos casos a cada ano. Por isso, é importante que políticas públicas sejam desenvolvidas no intuito de esclarecer a população e oferecer condições de detecção e de medidas preventivas contra a doença.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que em 2016 haja incidência de 57.960 novos casos de câncer de mama feminino no Brasil e uma taxa bruta de 56,20 para cada 100 mil habitantes. Em Rondônia, a previsão é de 190 novos casos e uma taxa de 25,35/100 habitantes, dos quais, somente em Porto Velho, 80 novos casos e uma taxa de 37,49/100 habitantes. De 2014 até agora houve aumento na taxa de 11,64 no estado.

Segundo a secretária Hérika Fontenele, a campanha é para conscientizar e lembrar as mulheres da importância de fazer o exame e periodicamente o autoexame. “O lenço é um ato de solidariedade que levará além da estética uma nova vontade de vencer.  Vale lembrar que outubro rosa é para que todas as vezes que a servidora lembre que tem um compromisso com você mesmo e com todos que a amam”, disse.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Servidores, Solidariedade


Compartilhe