Governo de Rondônia
28/03/2024

SESSÃO ALE

Seas defende mais investimento na valorização da família e ações focadas no combate à causa da violência

12 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Ao participar nessa segunda-feira (11) da sessão solene em homenagem às mulheres, na Assembleia Legislativa de Rondônia, a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social e primeira-dama, Luana Rocha, defendeu o combate à violência doméstica com o maior envolvimento da família no sentido de puxar para si a responsabilidade pelos filhos, com ensinamento de valores e princípios que os tornem cidadãos de bom caráter, sem se desvirtuarem na fase adulta. Paralelamente, de acordo com a secretária, deve ser reforçada a política educacional dos jovens, que é o que está sendo orientado pelo governador Coronel Marcos Rocha,  para a garantia de um futuro mais digno, focado no desenvolvimento social e econômico, que só é possível com a instrução adequada. Para Luana, a violência é um desafio que o governo de Rondônia busca superar com vistas a garantir proteção e segurança à população como um todo, mas ela entende ser necessário primeiro se trabalhar na identificação da causa da violência para eliminar os efeitos, que são hoje o principal foco das ações governamentais, principalmente nas áreas da assistência e desenvolvimento social e da saúde.

Luana Rocha destacou o programa Criança Feliz executado pelo Estado como ações de valorização da família

A secretária destacou que o momento é de reflexão sobre as lutas e conquistas das mulheres, sobretudo do respeito, que todas querem ter, mas que só pode existir a partir da conscientização da família sobre seu papel na condução de um novo cidadão. “Se investirmos hoje na família não teremos no futuro novos agressores. Teremos homens acolhedores, amorosos, que é o que uma mulher quer quando sai de sua casa para ter uma vida conjugal. É acreditando nisso que a Seas trabalha, juntamente com os demais órgãos do governo, focando na causa, sem esquecer os efeitos”, afirmou, defendendo também a harmonia entre os Poderes para que as ações sejam realizadas sem restrições.

Entre os programa que a Seas trabalha para fortalecer os laços familiares, Luana citou o Criança Feliz/Primeira Infância, que em Rondônia obteve a adesão de 23 dos 52 municípios. A Seas é responsável pelas capacitações do programa, lançado pelo governo federal, com metodologia apropriada, assessoria dos supervisores/gestores municipais na execução e resolução de problemas, além de monitorar a execução das proposta conforme as diretrizes/metodologia adotadas. A meta desses municípios é atender a 3.250 famílias em todo o Estado, com visitas e orientações sobre como cuidar melhor da primeira infância para o seu pleno crescimento saudável e desenvolvimento como cidadão.

A sessão conduzida pelas deputadas Rosângela Donadon e Cássia das Muletas, em substituição ao presidente Laerte Gomes, que falou rapidamente destacando o papel da mulher, contou com a presença de várias convidadas, entre elas a adjunta da Seas, Liana Silva de Almeida Lima; a gerente de Políticas para as Mulheres da Seas, Hala Cristina; a promotora de Justiça, Tânia Garcia; e a secretária adjunta da OBA/RO, Aline Silva.

Leia Mais:

 Gestores da assistência social alinham ações em reunião para melhorar atendimento à população de Rondônia

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Antônio Lucas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo