17/05/2024

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Reunião da Comissão Intergestores Bipartiteda Assistência Social acontece em Vilhena com participação de mais de 30 município

14 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O Governo de Rondônia participou da reunião com a comissão intergestores bipartite da assistência social do Estado de Rondônia (CIB), no município de Vilhena, 12,  que teve como objetivo apresentar a pactuação da câmara técnica e a criação do núcleo de Educação permanente do SUAS/ NUEP-RO.

A CIB é uma instância com particularidades diferenciadas dos conselhos e não substitui o papel do gestor. Cabe a essa um lugar importante para pactuar procedimentos de gestão a fim de qualificá-la para alcançar o objetivo de oferecer ou de referenciar serviços de qualidade ao usuário (NOB-SUAS). Os seus membros devem representar os interesses e as necessidades coletivas referentes à Política de Assistência Social de um conjunto de municípios ou de todos os municípios.

A secretária de Assistência Social do estado, Valdenice Domingos, externou sua alegria em está a frente da pasta e ter o apoio dos gestores municipais, “O governo de Rondônia está sempre a disposição para atender todos os gestores”, disse.

Entre suas competências, a CIB também o papel de pactuar a organização do Sistema Estadual de Assistência Social proposto pelo órgão gestor estadual, definindo estratégias para implementar e operacionalizar a oferta da proteção social básica e especial no âmbito do SUAS na sua esfera de governo. Atuar como fórum de pactuação de instrumentos, parâmetros, mecanismos de implementação e regulamentação complementar à legislação vigente, nos aspectos comuns à atuação das duas esferas de governo e Pactuar medidas para aperfeiçoamento da organização e do funcionamento do SUAS no âmbito regional, entre outras.

Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais