18/05/2024

IV CONFERÊNCIA

Políticas públicas para a mulher são discutidas durante conferência em Porto Velho

10 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_0498

Na abertura, o vice-governador, Daniel Pereira, colocou o governo à disposição das mulheres, afirmando ser parceiro

Com o tema “Mais direitos. Participação e Poder Para as Mulheres”, o Governo de Rondônia realizou nesta semana a IV Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, que em sua abertura, na segunda-feira, contou com a presença da secretária nacional de Política para Mulher, Aparecida Gonçalves, representando a Presidência da República; e o vice-governador, Daniel Pereira. O evento, coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e o Conselho dos Direitos da Mulher, contou com a participação de representantes do governo e da sociedade civil organizada que juntas buscaram melhorar as políticas para mulheres no setor público.

De acordo com a secretária  de Assistência e do Desenvolvimento Social, Valdenice Domingos, o governo realizou com o objetivo de mostrar os principais problemas enfrentados pelas mulheres que buscam seus direitos, e apresentar novas sugestões para que o estado possa assistir melhor aquelas que anseiam por atendimento melhorado para seus problemas enfrentados no dia a dia. A proposta foi buscar a melhor forma de solucionar e promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação herdadas de uma sociedade patriarcal e excludente.

“Essa discussão abre um novo momento para as políticas de direitos para mulher. É do nosso interesse promover e ampliar essa política. O governo de Rondônia tem buscado ser coerente em efetivar as políticas para que as mulheres que procurarem os serviços que lhes serão servidos, possa ser atendidas de forma a solucionar os seus problemas, conte a com Seas, conte conosco”, disse Valdenice.

Em sua fala, Aparecida Gonçalves lembrou que a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres é um espaço para o debate aberto e a apresentação de ideias, apontando caminhos e contribuindo para o avanço das mulheres nos espaços de poder.

Maria Aparecida,

Maria Aparecida, secretária nacional dos Direitos da Mulher

“Hoje, a questão de gênero está incluída nas políticas dos três níveis de governo. Além disso, percebe-se uma crescente mobilização da sociedade civil na busca de igualdade entre homens e mulheres, em termos de direitos e obrigações. Essas mudanças têm sido possíveis a partir de um processo contínuo de cooperação transversal entre a Secretaria de Política para Mulher e os demais ministérios, a sociedade civil e a comunidade internacional”, disse a secretária nacional dos Direitos  da Mulher.

Daniel Pereira destacou sua satisfação em participar de tão importante evento. E deu um tom político ao enfatizar o atual momento vivido pelo Brasil. “O governo de Rondônia tem se colocado à disposição para discutir junto com a população as políticas para o melhoramento de atendimento ao cidadão com as politicas públicas, e não será diferente com as politicas das mulheres, conte conosco, vocês têm um parceiro”, pontuou o vice-governador.

As discussões foram divididas em quatro eixos:

Eixo I – Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades.

Eixo – II e IV–Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal e Sistema Nacional de Política para as Mulheres.

Eixo III – Sistema político com participação das mulheres e igualdade.

Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais