Governo de Rondônia
23/04/2024

ANÁLISE DE SOLO

Laudo aponta inexistência de barragem em área inundada no município de Machadinho D’Oeste

27 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Perito fez análise da área in loco

O que anteriormente foi noticiado como rompimento de uma barragem no distrito de Oriente Novo, município de Machadinho do D’Oeste, a 350 quilômetros de Porto Velho, foi descartado pelo laudo da Polícia Técnico-Científica de Rondônia, assinado pelo perito criminal Cláudio Gomes da Silva, engenheiro civil e membro do Comitê Brasileiro de Barragens.

De acordo com o laudo de perícia oficial, trata-se de uma área de mineração desativada, que passou por um processo de lixiviação, ou seja, deslocamento de minerais presentes na superfície do solo, seguido de peneiramento, o que ocasionou várias cavas resultantes de processo erosivo típicas do método de mineração “a céu aberto”.

O perito explicou, que em razão das chuvas muito intensas ocorridas na região, no dia 29 de março deste ano ocorreu o estouro dessas cavas e, consequentemente, um deslocamento de intenso volume de água – de maneira descontrolada – que causou a destruição de pontes e aterros, deixando várias famílias isoladas e danificando a fauna e a flora da área atingida. O laudo encaminhado à Polícia Civil aponta ainda que no local não existia qualquer “obra de terra” que possa ser caracterizada cientificamente como barragem de rejeito.

Leia Mais:

 Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Ibama avaliam impactos causados por rompimento de barragem no distrito de Novo Oriente, em Machadinho d’Oeste

 Mapa de inundação está sendo elaborado após rompimento em bacia de decantação na região de Machadinho D’Oeste


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Politec
Fotos: Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Distritos, Ecologia, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo