Governo de Rondônia
22/07/2024

FESTA FOLCLÓRICA

Idosos abrigados na Casa do Ancião em Porto Velho prestigiam maior evento folclórico do Estado

29 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Grupo de idosos da Casa do Ancião prestigiaram a apresentação da quadrilha mirim Luar do São João na sexta noite do arraial

Como parte da política do Governo do Estado de inserção social e cultural das pessoas vulneráveis, um público especial prestigiou na quarta-feira (28), a sexta noite do Arraial Flor do Maracujá, que acontece desde sexta-feira (23) até o próximo domingo (2), no Parque dos Tanques, em Porto Velho.

Trata-se de um grupo de idosos da Casa do Ancião São Vicente de Paula, subordinada administrativamente à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, que, levados pelo diretor Pedro Zimmermann, tiveram a oportunidade de ver a apresentação da quadrilha mirim Luar do São João passear pelas barracas e ainda saborear as comidas típicas e lanches comercializados no evento. Os idosos chegaram às 19h e às 21h30 retornaram felizes pelo passeio, que obedeceu às limitações de cada um.

O  governador Marcos Rocha salientou que, “esse passeio sem dúvida, é uma forma de o Governo mostrar sua preocupação, não apenas com o bem-estar das pessoas que estão na Casa do Ancião, mas também fazer com que saiam da rotina e resgatem um pouco do que viveram na juventude. A ação promove a socialização dos idosos, possibilitando que vivenciem bons momentos, além de conhecerem um espaço que se tornou tradição, e que recebeu investimentos para lazer e diversão de um grande público”.

CUIDADOS

A Casa do Ancião é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, que conta com 25 abrigados, dos quais 20 são do sexo masculino. O diretor Pedro Zimmermann disse que, “Somos gratos à Seas e à Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel pelo apoio e suporte para viabilizar esta participação, pois a Casa do Ancião, além de prestar toda assistência, por meio do abrigamento e assegurar a garantia dos seus direitos, também tem como missão valorizar, incentivar e promover a participação dos idosos institucionalizados na inclusão social e cultural”, completando que, nestas ações há interação dos idosos com a sociedade, gerando sentimentos de empatia, carinho, reciprocidade e, principalmente, a conscientização aos cuidados e respeito à pessoa idosa.

A sexta noite do Arraial, considerado o maior evento folclórico do Estado, ainda contou com a apresentação das quadrilhas mirim Rosa Divina e as adultas Mocidade Junina e Rádio Farol, encerrando com show musical. A organização é do Governo Estadual, por meio da Sejucel.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Allini Lima
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cidadania, Direitos, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo