26/04/2024

Governo entrega novas moradias para produtores rurais de Mirante da Serra

28 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Na tarde deste sábado (26), os produtores rurais do município de Mirante da Serra comemoraram junto ao Governo do Estado de Rondônia e ao Movimento dos Pequenos Agricultores a conquista de novas moradias. As unidades habitacionais foram construídas por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) com recursos do Orçamento Geral da União e do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de  Assistência Social (Seas).

Produtores rurais comemoram a conquista da nova casa

Mirante da Serra foi contemplado com 19 casas. Cada imóvel possui uma área construída de 80,57 m², dividida em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. O valor médio de cada unidade é de R$ 25 mil. O Governo do Estado de Rondônia disponibilizou R$ 3 mil para a construção de cada unidade.

O secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix esteve no município, para conferir in loco a qualidade das moradias  e comemorar junto aos produtores essa grande conquista. “As casas construídas na zona rural são de ótima qualidade, além de serem bem espaçosas, podemos perceber que cada uma tem a cara do proprietário, já que são os próprios produtores beneficiários que escolhem, ao seu gosto,  o material a ser usado na construção e no acabamento”, destacou.

Casal de produtores rurais beneficiados com a nova moradia

Luzia Goerdert, de 44 anos, mora no campo com o marido e o filho. A família dela  foi uma das beneficiadas com o programa. Ela comenta a felicidade em receber a nova moradia.” Estou muito satisfeita com nossa casa nova, não temos mais problemas com goteiras quando chove e meu maior prazer foi acompanhar toda a obra e escolher cada detalhe do nosso lar”, comemorou.

Família de produtores rurais comemoram a nova moradia

A camponesa Luciene de Oliveira, disse que estava muito animada com a casa nova. ” É o sonho de toda mulher,arrumar a casa do seu jeito. Quando vim morar com meu marido nesta casa, pegamos a casa do jeito que era e colocamos nossas coisas dentro. Agora me sinto realizada porque a nossa casa está como sempre sonhamos”, comentou.

A secretária regional do Governo da região de Ouro Preto, Maria Araújo, destacou os importantes projetos que o Governo do Estado vem desenvolvendo, para melhorar a qualidade de vida dos rondonienses camponeses. “Além de habitação rural o Estado tem investido e apoiado a agricultura familiar, a regularização de títulos, além da liberação de crédito para que pequenos produtores possam investir cada vez mais na propriedades”, frisou.

IMG_3010Para o presidente do Movimento dos Pequenos Agricultores de Rondônia (MPA), Vandeir Leite, o momento é de muita alegria e realização. “Essa conquista por habitação rural é fruto de uma luta de longa data, na busca de moradias dignas para os trabalhadores do campo”, ressaltou.

Vandeir destacou ainda a parceria do Governo de Estado que vem apoiando todas as lutas e ouvindo a reivindicações das famílias rurais. “O Governo de Rondônia tem sido sensível as causas do homem do campo”, destacou.

O Estado de Rondônia é o que mais investe em habitação rural na região norte. O Programa Morada Nova Rural prevê o financiamento de 1.543 unidades habitacionais rurais em todo o Estado, com  investimento de cerca de R$ 3 milhões em contrapartida do Governo do Estado, sendo 453 casas intermediadas através da Aparo/MPA e 1.090 por intermédio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Rondônia (Fetagro). Mais de mil moradias rurais já foram entregues em diversos municípios do Estado.

IMG_3061“Com moradia digna, homens e mulheres do campo ganham novo ânimo para produzir mais alimentos em equilíbrio com o meio ambiente, melhorando a renda, a qualidade de vida da família e a economia da região”, frisou o secretário Márcio.

Na ocasião o secretário realizou ainda o repasse de mais R$ 50 mil para a entidade Associação dos Pequenos Agricultores de Rondônia (Aparo) e reafirmou o compromisso de mais R$ 110 mil e assim quitar a contrapartida do Governo do Estado, neste etapa de execução do Programa de Habitação Rural.

Acompanharam o secretário na visita a Mirante da Serra, o coordenador estadual da Habitação, Sena Filho e o gerente regional da Seas em Ouro Preto Francisco Oliveira.

Texto: Luana Lopes - Assessoria Seas
Fotos: Luana Lopes