Governo de Rondônia
28/03/2024

VEÍCULOS

Governo de Rondônia fortalece políticas de assistenciais sociais com novas vans para Apaes 

29 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Vans são distribuídas para  atender alunos de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de 13 municípios

O Governo de Rondônia empenhado em  avançar na política de assistência social realizou na segunda-feira (28) a distribuição de veículos que vão atender as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de 13 municípios. O ato ocorreu na sede da Federação das Apaes do Estado de Rondônia (Feapaes), em Ariquemes, e contou com  a  presença do governador Marcos Rocha e da gestora da Secretaria de Estado de Assistência Social e Desenvolvimento (Seas), Luana Rocha.

O trâmite para que o convênio entre Governo Federal e Governo de Rondônia se concretizasse para a aquisição das vans se arrastou por cerca de nove anos, e virou prioridade nesta gestão.”Prestar assistência aos que precisam do nosso apoio faz parte da nossa missão no Estado. Não vamos os deixar desassistidos”, assegura o governador.
A iniciativa beneficia pessoas como o Paulo Ricardo Duque de Almeida, 17 anos, que cantou para o público presente no ato de entrega das vans. Ele tem paralisia cerebral e a capacidade de enxergar foi prejudica ainda quando estava na incubadora.

Paulo Ricardo Duque de Almeida cantou para o público presente no ato de entrega das vans

Paulinho, como é conhecido, frequenta a unidade há 15 anos.
A avó dele, a aposentada Emiliana Carmelita de Oliveira, contou que a música é a paixão do neto e que na Apae de Ariquemes, ele tem aula de música, assim como fisioterapia. “A Apae é uma família pra gente”, disse.
Para Luana Rocha, assistência social se faz com carinho, amor e com políticas públicas sérias para o bem da população. A secretária que está a frente de grandes programas assistenciais de combate a fome, atenção a gestantes e fortalecimento das famílias, também dá, por meio da Seas uma atenção especial às entidades do Terceiro Setor como as Apaes, consideradas “braços” do Governo para ampliar o alcance dos que encontram-se em vulnerabilidade e necessitados de auxílio.
“É com muito alegria que atendemos essa demanda que tem como objetivo ajudar a levar até às Apaes pessoas para serem cuidadas, tratadas e possam se desenvolver. Reconhecemos que é uma missão árdua, mas também feita com amor e carinho”, disse a secretária.
A presidente da Feapaes, Hilda Salvático, considerou que o Governo de Rondônia está imbuído em todas as áreas sociais e agradeceu o apoio.”É um momento de alegria, pois essas vans são muito importantes para nossos alunos”, enfatizou.

Política de assistência social avança em Rondônia com entrega de veículos para deslocamento dos excepcionais

INVESTIMENTO
As vans foram entregues oficialmente a Feapaes em abril, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, sede do Poder Executivo, e fazem parte de investimento do Ministério da Defesa pelo Programa Calha Norte, com indicação parlamentar da ex-deputada federal, Marinha Raupp, e com contrapartida do Governo de Rondônia.
Os municípios contemplados com os veículos são: Vilhena, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Chupinguaia, Presidente Médici, São Felipe d’Oeste, Primavera de Rondônia, Urupá, São Francisco do Guaporé, Costa Marques,  Nova Mamoré, Buritis e Machadinho d’Oeste.
 ”É um marco para a história das Apaes de Rondônia que foram contempladas pelas vans. Foi um longo processo, mas chegamos a esse grande dia. Agradecemos ao Governo do Estado, pois agora nossos alunos terão veículos com conforto. Eles merecem serem atendidos da melhor forma possível”, avalia a administradora da Apae de São Francisco do Guaporé, Janeide Paz.
Também participaram da solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE), Alex Redano; o deputado estadual, Adelino Follador; e o vice-prefeito de Ariquemes, Gabriel Amaral.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Sociedade, Solidariedade, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo