Governo de Rondônia
04/05/2024

IGUALDADE

Evento cultural em Porto Velho marca Dia da Visibilidade Trans

30 de janeiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Apresentações fizeram parte da programação

O dia que parece comum, 29 de janeiro, carrega a responsabilidade de levantar a bandeira do respeito e da tolerância. Na data é celebrada a visibilidade transexual em todo o país, que marca a luta pela igualdade de direitos e cidadania. Em Rondônia, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) mantém o núcleo LGBT, que tem como objetivo promover a discussão de políticas públicas segmentadas ao público e atividades como a realizada na última segunda-feira.

“Tivemos uma presença significativa no evento que traz essa discussão, essa visibilidade necessária ao público LGBT. É uma das formas encontradas para promover a cidadania e a discussão dos direitos que homens e mulheres trans devem ter assegurados”, explica Sabrina Fernandes, assessora do núcleo LGBT da Seas. Ao todo mais de 200 pessoas participaram da iniciativa, que de forma descontraída trabalhou diversos temas voltados ao público e promoveu apresentações culturais.

Mas nem o brilho das roupas e a alegria do encontro apagou o que ainda é alarmante: a homofobia ainda enfrentada na sociedade e que deve ser combatida através de denúncias. Dados do Disk 100 apontam que mais de 300 LGBTs foram mortos violentamente em 2016, data do último levantamento feito em todo o país. O objetivo do núcleo, segundo a assessora, é que Rondônia não entre nestas estatísticas.

“Queremos que todos saibam quais são os direitos que temos, que denunciem todos os casos de homofobia, mesmo os que parecem mais simples. Não é tolerável que isso aconteça em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente e é só conscientizando que podemos reduzir estes índices”, finaliza Sabrina.

Leia Mais

 Posse de conselheiros marca abertura da 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos para LGBTI

 Mulheres trans enfrentam o desafio diário de ‘sobreviver’ a uma sociedade intolerante


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larissa Vieira
Fotos: Ualex Leão
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social


Compartilhe


Pular para o conteúdo