Governo de Rondônia
Monday, 18 de October de 2021

SEGURANÇA ALIMENTAR

Em quatro meses, “Prato Fácil” beneficiou mais de 80 mil pessoas de Porto Velho com alimentação saudável e a baixo custo

24 de setembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Desde maio são servidos pratos e marmitex ao preço de R$ 2 em cinco restaurantes de Porto Velho

Em quatro meses de implantação do programa “Prato Fácil” em Porto Velho, de 17 de maio a 17 de setembro, foram servidas pelo menos 84.504 refeições saudáveis e nutritivas ao preço de R$ 2, para famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no CadÚnico. O programa foi criado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), com base na Lei Orgânica Estadual da Segurança Alimentar e Nutricional.

Desse total de refeições, 41.613 foram levadas para comer em casa (modalidade para viagem) e 42.891 foram consumidas nos cinco restaurantes privados credenciados no programa.

Com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), o “Prato Fácil” funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 11 às 15 horas, possibilitando o acesso dessas famílias a uma alimentação mais nutritiva e também contribuindo com a geração de emprego e renda e a valorização da cadeia produtiva alimentar do Estado. Ao todo são disponibilizados 1.500 almoços diários, totalizando 33 mil por mês.

Para atender a um maior número de famílias, o Poder Executivo anunciou a expansão do programa para mais cinco municípios: Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Vilhena. O edital com as regras de credenciamento dos restaurantes desses municípios está em fase de preparação.

Além do “Prato Fácil”, as famílias inscritas no CadÚnico, que exige renda de três salários mínimos ou per capita de até meio salário, também contarão em breve com o Restaurante Popular que está sendo reformado na zona Leste da Capital visando atender, de segunda-feira a sexta-feira, a mais 33 mil pessoas com alimentação saudável e a baixo custo.

O restaurante estava fechado desde outubro de 2018 e tornou-se prioridade para a Seas, com o objetivo de reduzir os impactos sociais e financeiros causados pela pandemia da covid-19 às famílias em situação de vulnerabilidade.

Prato Fácil em Porto Velho: 

  • Restaurante e Churrascaria do Gaúcho- localizado na Avenida José Vieira Caúla, 6116, bairro Cuniã,  zona Leste;
  • Restaurante Vista do Madeira – situado na Zona Central, na Travessa Belizário Pena, n. 191, Triângulo;
  • Portal Eventos –  localizado na zona Leste, na Rodovia 364, km 5, sentido Cuiabá;
  • Restaurante Norte Sul – situado entre as zonas Norte e Sul, na Rua da Beira, esquina com a Av. Prefeito Chiquilito Erse, 6191, Sala 05, Lagoa e
  • Semprebom Restaurante e Café – localizado na zona Central, na Av. Campos Sales, n. 2645, Centro.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Economia, Edital, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Solidariedade


Compartilhe