MOVIMENTO SOCIAL

Congresso da Comissão Pastoral da Terra é realizado em Porto Velho

15 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Teve início na última segunda-feira (17) o IV Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que está sendo realizado na capital, Porto Velho, no Campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), e conta com o apoio do Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Assistência Social (Seas).

A secretária de Assistência Social, Valdenice Domingos, esteve no congresso e destacou a importância do evento. “O congresso é um momento importante e estratégico para ouvir os trabalhadores a partir das suas demandas, visando construir e fortalecer o trabalho das pastorais nas comunidades camponesas, indígenas e quilombolas” ressaltou.

Serão cinco dias intensos de debate em torno da conjuntura atual do país e das Igrejas, de celebração, de convivência e de troca de experiências.

O Congresso está sendo organizado há meses nos Regionais da CPT em todo o país e em nível nacional, com encontros, celebrações, estudos, orientados pelas duas edições do Almanaque Poronga (material preparatório do Congresso distribuído para todos os estados).

O IV Congresso da CPT está sendo realizado no Campus da Unir

A equipe da CPT Rondônia se empenhou em mobilizar seus agentes e diversos parceiros locais, dentre eles o Governo do Estado, para preparar toda a infraestrutura necessária para bem acolher os participantes. Da mesma forma, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) disponibilizou toda a estrutura do seu campus em Porto Velho para a realização do evento.

A Seas disponibilizou tendas para estrutura do evento, que são espaços de discussão e de troca de experiências. As atividades acontecem em 07 tendas, identificadas com nomes de rios de Rondônia: Madeira, Pacaás Novos, Guaporé, Mamoré, Machado, São Miguel e Rio Branco. Em cada uma serão apresentadas as experiências que os regionais da CPT selecionaram. Cada dia com uma temática: Memória, Rebeldia e Esperança. Serão cerca de três experiências em cada tenda (21 experiências por dia), com debate entre os participantes. O resultado da reflexão em cada tenda é socializado na grande plenária, na manhã seguinte. Cada tenda tem a contribuição de um relator e de assessores, que ajudarão na reflexão e na coleta de elementos importantes para a síntese na grande plenária.

Nesta quinta-feira (16), serão debatidas nas tendas as prioridades da ação da CPT para os próximos anos, que serão definidas e aprovadas na manhã do último dia de congresso.

Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes