Governo de Rondônia
27/04/2024

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Com a palestra “O Catador de Sonhos”, Governo realiza abertura do 1º Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis 

11 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Encontro tem programação nesta terça e na quarta-feira, das 9h às 18h

A abertura do 1º Encontro para Catadores de Materiais Recicláveis de Rondônia, realizada pelo Governo de Rondônia, na segunda-feira (11), em Porto Velho, foi marcada pela palestra magna “O Catador de Sonhos”, ministrada por Geraldo Rufino, catador que passou a ser o maior empresário de reciclagem automotiva da América Latina.

Além dos catadores de recicláveis, estudantes, empreendedores e a sociedade em geral também prestigiaram a abertura do evento, que segue até quarta-feira (13). O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o Governo de Rondônia está empenhado em fortalecer as políticas públicas de assistência social, e que trazer essa palestra ao público rondoniense é uma forma de o Estado apoiar a superação quanto à condição de vulnerabilidade social.

‘‘Com essa palestra queremos apoiar e motivar a população a buscar por uma melhor condição de bem-estar social, e ampliar esse debate nos demais dias do evento, com rodada de conversas e oficinas, a fim de colaborar com a organização deste setor, que ajuda a transformar aquilo que é considerado lixo, em emprego e renda’’, salientou.

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE

Para a titular da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Luana Rocha, os catadores de materiais recicláveis têm um papel relevante, tanto para economia quanto para sustentabilidade do Estado. “Estamos em um espaço de troca de conhecimento e fortalecimento das políticas públicas para os catadores de matérias recicláveis, ressaltando a importância de cada um deles para Rondônia, para o país e mundo. Tenho certeza que esse encontro é uma virada de chave na vida de todos os presentes, com o Geraldo Rufino compartilhando sua história, para que cada um entenda o seu propósito de vida”, afirmou.

Governo reforça ações de políticas públicas de assistência social

MOTIVAÇÃO

O palestrante Geraldo Rufino fez questão de demonstrar o quanto a coleta de material reciclável surgiu como uma oportunidade de viver coisas maiores. “Eu continuo catador, sou só um brasileiro que levanta todos os dias para ir em busca de sonhos. Não tenho nada de especial, sou como todos aqui. Precisamos acreditar em nós mesmos, assim como nossas mães acreditam em cada um de nós. Temos que resgatar os valores e acreditar que podemos fazer a diferença no mundo. É isso que eu procuro resgatar em cada palestra”, destacou.

PROGRAMAÇÃO

O 1º Encontro para Catadores de Materiais Recicláveis de Rondônia, apresenta, ainda, uma programação nesta terça e na quarta-feira, das 9h às 18h, em um espaço localizado na Avenida Governador Jorge Teixeira, n° 491, Bairro Nossa Senhora das Graças, onde haverá rodas de conversas, grupo de trabalho, oficinas e apresentação dos programas de assistência social, criados pelo Governo de Rondônia.

Entre os temas em debate estão: “Problemática da Coleta Seletiva e Inclusão Social das Catadoras e Catadores de Materiais de Reciclagem”, “Credenciamento das Organizações da Sociedade junto ao Sispar”; “A organização dos catadores: luta pelo reconhecimento e valorização da categoria”, e “Organização das Cooperativas Brasileiras no estado de Rondônia (OCB)”.

Link da matéria de divulgação: https://rondonia.ro.gov.br/governo-promove-encontro-estadual-visando-a-garantia-de-direitos-dos-catadores-de-materiais-reciclaveis-em-rondonia/


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura e Larissa Malta
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cidadania, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo