Governo de Rondônia
27/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Chupinguaia recebe ações do Governo Itinerante e Rondônia Cidadã

25 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A população de Chupinguaia foi atendida com diversas ações dos programas de governo

O município de Chupinguaia recebeu neste sábado (24) as ações do Governo Itinerante, na Escola Estadual Moacyr Caramello, o que aproxima a população das políticas públicas desenvolvidas pelo governo estadual por meio do acolhimento das necessidades do município. Além disso, acontece no mesmo local, neste fim de semana, o Rondônia Cidadã com diversos serviços sociais disponíveis gratuitamente.

As ações em Chupinguaia encerram as atividades do Governo Itinerante no Cone Sul do Estado. O governador Marcos Rocha juntamente com secretários estiveram nos municípios dessa região, de 20 a 24 de junho, fazendo entregas de títulos, maquinários, inaugurações e acompanhamento de obras realizadas com recursos do Estado. Além de ouvir as demandas da população e buscar soluções conjuntas.

O Detran desenvolveu atividades lúdicas com as crianças

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo do Estado é municipalista, e está conseguindo ajudar a população dos municípios por meio de um trabalho honrado em fortalecer o desenvolvimento do Estado. “Rondônia tem o menor índice de desemprego do Brasil, é o que mais emprega jovens, é Triplo A em solidez fiscal, o que dar segurança para instalação de novos negócios, o que já está acontecendo no nosso Estado, e assim gera empregos, renda e melhoria da qualidade de vida para a população”, pontuou.
TÍTULOS

Em Chupinguaia, as salas de aulas foram transformadas em gabinetes das secretarias e a população pode apresentar as necessidades aos secretários e equipe técnica do Governo de Rondônia. Na sala da Sepat, uma das mais movimentadas, a alegria se fez presente em cada um dos que deixava o local com a escritura da casa nas mãos.

O aposentado Paulo Afonso ficou animado com o recebimento do título

O sorriso do aposentado Paulo Afonso Silva, 65 anos, com o recebimento do título tem um motivo especial. “Eu lutava muito por esse título, e agora eu estou sentindo uma alegria por recebê-lo. Já estou planejando, agora que o documento garante que a casa é minha, posso ir ao banco para financiar a obra para aumentar a casa”, conta animado.
A moradora de Chumpinguaia, Pâmela Santos, esteve no local acompanhada da família e reforçou o contentamento em também receber o título. “É muito importante para a minha família, pois é uma garantia que a propriedade é nossa. Só tínhamos o contrato de compra e venda, e agora temos a escritura”, comemorou.
O secretário de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária – Sepat, David Inácio, destacou a importância da secretaria no Governo Itinerante de Chumpinguaia.” Com o Governo Itinerante, conhecemos mais de perto as necessidades da sociedade, e a Sepat trouxe para Chupinguaia a entrega de mais 59 títulos do programa Título Já. No município já foram entregues um  total de 110 títulos. E é uma satisfação ver o olhar de gratidão nos beneficiários “, salientou.
INFRAESTRUTURA
O secretário de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp, Elias Rezende, ressaltou a relevância do Governo Itinerante por proporcionar  ouvir às  demandas das comunidades mais distantes da capital.
 “Por meio do Governo Itinerante em Chupinguaia, a Seosp está fazendo os atendimentos da área de infraestrutura, temos alguns projetos em andamento através do Governo do Estado aqui para o município como, construção de praças e iluminação pública, assim como reforma de órgãos públicos, a exemplo das escolas”, disse Elias Rezende.

A comunidade foi atendida com serviços de imagem pessoal

Para o coordenador de Operações do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, Marcelo Santos, o Governo Itinerante é uma iniciativa do Governo para estreitar os laços com a população, sendo que e cada edição acontece em uma região diferente do Estado.
“O DER está fazendo parte do Governo Itinerante,  colocando à disposição toda a sua estrutura e recebendo dos  moradores  demandas do município como construção de pontes e manutenção de rodovias, para que os produtores possam escoar suas produções”, afirmou Marcelo.
Francisco Aikanã, representante da área indígena Tubarão, aproveitou a oportunidade para apresentar as necessidades do seu povo. ” Estou em busca de melhorias quanto a educação e estradas, que vão beneficiar mais de 400 indígenas, e é importante essa aproximação do Governo para nos ouvir”, ressaltou.
AGRICULTURA
O presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater, Luciano Brandão, destacou que no município o Governo investiu em uma unidade nova para a Emater atender aos produtores rurais e com o Governo Itinerante, são recebidas novas demandas dos produtores.
“Em Chupinguaia, a Emater está fazendo vários atendimentos com os produtores, que estão solicitando questões como  regularização fundiária, mais assistência técnica e a estruturação da secretaria municipal de agricultura com equipamentos e tudo isso nós levantamos, compilamos e resolvemos junto ao governador Marcos Roccha”,  disse Luciano Brandão.
O produtor rural, Jenaro Pereira Soares, recebeu atendimento da Emater durante esta edição do Governo Itinerante e destacou a vantagem de ter o Governo mais próximo.”O Governo tem feito muitas ações em benefício  do povo, percebemos que está fazendo um bom trabalho nos municípios, e a Emater é para mim uma casa, no que eu preciso sou atendido”, afirmou.
RONDÔNIA CIDADÃ
Pela primeira vez, Chupinguaia recebeu as ações do Rondônia Cidadã, realizado no sábado (24) e domingo (25), com uma série de serviços como, a emissão de documentos, assistência jurídica; orientações para acesso aos programas desenvolvidos pela Seas como o Mamãe Cheguei, Crescendo Bem e Criança Feliz e ainda corte de cabelo, diversão para às crianças e apoio a inserção no mercado de trabalho.
O gerente de Inclusão Social Produtiva da Seas, Gabriel Costa, destacou a valorização da cidadania através dos serviços. “O Rondônia Cidadã facilita o acesso aos serviços por ser realizado mais perto da comunidade e em fins de semana, contemplando aqueles  que durante a semana não conseguem acessar por estar trabalhando  ou estarem envolvidos em  outras atividades. E assim  garante que a população desfrute de direitos assegurados,  principalmente quanto a questão da documentação, que permite o exercício da cidadania”, explicou.

A aposentada Maria Costa aproveitou a oportunidade para ter acesso a documentos” É muito bom esse Rondônia Cidadã. Vim tirar a segunda via da identidade e CPF”. Outra que também buscava

A aposentada Izanete Barbosa relata sobre o atendimento do Rondônia Cidadã

por documento era a aposentada Izanete Barbosa.”Eu vim do Pará para Rondônia visitar minha filha e acabei perdendo minha identidade e aqui consegui tirar outra, e até o meu registro de nascimento. Gostei muito do atendimento “, ressaltou.

Os serviços abrangem emissão da primeira e segunda via do RG, segunda via do CPF e da Certidão de Nascimento ou casamento. Por meio da Sejucel, é realizado o projeto Lazer na comunidade;  o Sine está realizando o cadastro no Geração Emprego; o Procon está atendendo os consumidores;  a Defensoria Pública realiza assistência jurídica e em parceria com a prefeitura, a Secretaria Municipal de Assistência Social faz o Cadastro Único  – CadÚnico, que dá acesso a benefícios assistenciais.
O Detran realiza atividades de educação de trânsito,  a Sedam se faz presente com atividades referentes a educação ambiental  e o Corpo de Bombeiros aproveita a oportunidade para informar ao público o papel do órgão e ainda disponibiliza uma tirolesa para as crianças.
DESENVOLVIMENTO
Para a prefeita de Chupinguaia, Sheila Flávia Anselmo, a parceria do Governo do Estado é essencial para o desenvolvimento de Chupinguaia, uma cidade da agropecuária  composta de cinco distritos, três aldeias indígenas e um assentamento com mais de 400 famílias.
“O Governo do Estado está de parabéns por esse diálogo próximo do nosso povo. Isso é muito importante, pois a capital fica distante quase 700 km, e  muitos deixam de ir atrás de suas necessidades. O município fica feliz em receber essas ações do Estado, o Governo Itinerante e o Rondônia cidadã, que  realmente atende as demandas da população “, avalia a prefeita.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Economia, Governo, Governo Itinerante, Meio Ambiente, Obras, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo