Governo de Rondônia
29/03/2024

SEGURANÇA ALIMENTAR

Barco da Seas viajará pelos rios Madeira e Machado para resgatar a cidadania de ribeirinhos e extrativistas

18 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Embora Rondônia projete a conservação de rodovias federais, abra novas rodovias estaduais e sonhe com a ferrovia intercontinental Brasil-Peru, é ao longo das águas da Amazônia Ocidental Brasileira que trabalhadores quase invisíveis chamam para si os olhos da sociedade amazônica ocidental.

Barco da Seas percorre o Baixo Madeira

Barco da Seas percorre o Baixo Madeira

O barco Deus é Amor, conhecido por “barco da Seas”, viajará no dia 24 de abril pelos rios Madeira e Machado, até o distrito de Demarcação. Desta vez, transportará funcionárias da secretaria no âmbito da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan).

“Esse transporte é de suma importância”, disse a coordenadora da Cosan, Cleusa Firmino. “É o barco contratado pelo governo estadual que transporta a safra da agricultura familiar dos ribeirinhos e ajuda a movimentar a economia deles”.

“Trouxemos 400 sacos de farinha de mandioca na mais recente viagem”, contou o fiscal Osman Ferreira Silva.

O objetivo da Cosan nessa viagem é garantir a segurança alimentar, o direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. “Traduzindo, isso é saúde e respeito à diversidade cultural, ambiental, econômica e socialmente sustentáveis, em respeito à Lei Orgânica de Segurança Alimentar nº 2.221/09”, observou Cleusa.

Por mês, esse barco faz duas viagens às regiões do Baixo e Médio Madeira, supervisionadas pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social. Outra embarcação percorre a região do Guaporé, com idas e vindas a Guajará-Mirim e distritos, com a mesma finalidade.

Ambas são habitadas principalmente por migrantes nordestinos atraídos para a Amazônia entre a segunda metade do século 19 e as primeiras décadas do século 20 para trabalhar na extração do látex das seringueiras.

A partir de 25 de abril, o barco atenderá aos moradores de quatro distritos municipais de Porto Velho e a Gleba e Linha Rio Preto no Baixo Rio Madeira, nas proximidades de três unidades federais de conservação ambiental.

Coincidentemente, as viagens são mais frequentes após a saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome, da Organização das Nações Unidas que, conforme lembrou Cleusa, “foi uma conquista histórica advinda diretamente dos esforços do governo e da sociedade civil para a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada”.

Segundo ela, políticas nesse sentido foram contempladas no 1º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

QUEM SÃO

A função social do barco já permitiu à Seas iniciar um estudo sociológico da população atendida. No mapa da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais, Rondônia é semelhante ao Acre, Amazonas e Roraima: o governo estadual deve voltar-se para fortalecer o atendimento a extrativistas, seringueiros e ribeirinhos.

Segundo Osman Silva, o barco também transporta abóboras, melancia, milho, laranja, limão, cupuaçu, jacas, outros produtos e até partes de mudanças, entre elas, móveis e eletroeletrônicos. Uma viagem para essas regiões custa R$ 50, se o usuário optar por embarcações particulares. “Daí, eles aproveitarem essas oportunidades para garantir o direito de vender seus produtos na cidade”, comentou Silva.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Assistência Social, Capacitação, Distritos, Ecologia, Economia, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Legislação, Meio Ambiente, Piscicultura, Previdência, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Terceiro Setor, Transporte, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo