10/05/2024

OLIMPÍADAS

Servidores da Seae que conduziram tocha olímpica em Porto Velho são homenageados por colegas de trabalho

06 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Equipe de trabalho da Seae preparou homenagem aos atletas e colegas de trabalho, Saulo e Dirceo

Dois servidores da Superintendência de Assuntos Estratégicos protagonizaram o revezamento da Tocha Olímpica durante sua passagem por Porto Velho. Dirceo Antônio Chittolina Júnior, assessor técnico da Detic; e Saulo Borges Guimarães, gerente de TI, representaram a Seae e seus históricos esportivos ao participar da cerimônia que reuniu desportistas locais no revezamento do símbolo máximo dos Jogos Olímpicos. A tocha que está percorrendo todas as capitais brasileiras e esteve em Porto Velho  último dia 22, preparando na cidade o ambiente festivo antes do início dos Jogos no Rio de Janeiro.

O porto-velhense Saulo Borges Guimarães, de 40 anos, é skatista de coração. Sua história com o esporte começou aos 11 anos de idade, quando arriscou suas primeiras manobras. Saulo participou profissionalmente, durante a década de 1990, de campeonatos nacionais, e andou o circuito paulista de skate. O atleta radical também praticou taekwondo em campeonatos nacionais.

O skatista Saulo é, há três anos, responsável por estruturar a logística tecnológica da Seae, e atualmente anda de skate aos finais de semana com seus filhos, de 3 e 7 anos. Saulo fica emocionado ao lembrar das dificuldades do começo. “Lembro que as pessoas olhavam o skate com preconceito, diziam que não ia dar em nada, que estava perdendo meu tempo. Ao representar meus amigos, os esportes que pratico e principalmente minha família e meus filho, durante o revezamento da tocha, vejo que as dificuldades, os preconceitos e a desconfiança enfrentados valeram a pena. Sou um vencedor!”, pontuou.

A história do também porto-velhense, Dirceo Chittolina Júnior, 48, começou aos 12 anos praticando vôlei no Centro Educacional Dr. Grangeiro, onde estudava. Aos 14 anos, participou dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), em 1982. Sua ascensão esportiva culminou com a convocação para a seleção rondoniense de vôlei, em 1985, quando participou pela primeira vez de campeonatos nacionais estudantis, como o Jebes. Em 1988, participou da seleção interregional brasileira Norte e Nordeste, que fez apresentações em capitais nacionais contra a seleção do Peru. Em 1990, foi um dos precursores do vôlei de praia, e fez parte da organização torneios da modalidade na capital. Em 2015, foi 1º colocado no ranking do circuito estadual de vôlei de praia.

O skatista Saulo Borges é hoje gerente de Tecnologia da Informação da Seae e Dirceo Júnior, que se destacou no vôlei, é assessor técnico da Diretoria de Tecnologia

O skatista Saulo Borges é hoje gerente de Tecnologia da Informação da Seae; e Dirceo Júnior, que se destacou no vôlei, é assessor técnico da Diretoria de Tecnologia

Em 83 Dirceo começou a jogar basquete na escola e, mesmo com dedicação priorizada ao vôlei, participou da seleção rondoniense vice-campeã interregional Norte e Nordeste, na década de 1990. Dirceo, que também é carateca faixa laranja, participou de campeonatos estaduais de artes marciais e subiu ao pódio em duas oportunidades. Nos últimos três anos integrou a Seleção Rondoniense de Másters em campeonatos nacionais de Basquete. Ele também foi presidente da Federação Rondoniense de Vôlei (2011/2012) e atualmente divide suas atividades esportivas entre as quatro modalidades que pratica.

“Passaram filmes em minha cabeça da época em que estava no ápice esportivo. Carregar a tocha me trouxe sentimentos muito bons, me senti um representante de todos os atletas rondonienses que não puderam estar no meu lugar, um exemplo para aqueles que buscam no esporte uma forma de viver bem, com saúde. Todos os participantes, atletas, espectadores, voluntários, são parte da grande equipe que trouxe um pouco dos jogos para Porto Velho”, contou Dirceo, que ficou emocionado ao lembrar de seus três filhos que o acompanharam na demonstração de amor ao esporte. “Minha maior emoção foi ter a oportunidade de mostrar aos meus filhos que toda minha trajetória esportiva foi recompensada com muito orgulho ao participar dos Jogos Olímpicos”, afirmou.

Na última sexta-feira (1º), toda a equipe da Seae preparou uma simbólica homenagem aos seus companheiros representantes do esporte rondoniense; e também foram entregues certificados de reconhecimento pelo feito.

Texto: Seae
Fotos: Esio Mendes e Seae