Governo de Rondônia
27/04/2024

CONTAS PÚBLICAS

Governo de Rondônia conquista 1º lugar em Transparência Nacional no Poder Executivo e recebe Selo Diamante

13 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O Governo de Rondônia solidificou sua posição como um referencial de transparência e prevenção à corrupção, alcançando o 1º lugar nos poderes executivos estaduais do Programa Nacional de Transparência Pública, e segundo lugar nacional entre os estados brasileiros, em 2023. A conquista foi anunciada durante o evento “Transparência em Foco” em Brasília (DF), promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) nesta segunda-feira (13).

O levantamento destacou Rondônia em uma análise que considera de 202 a 258 itens de avaliação dos portais públicos e que varia de acordo com a natureza da instituição. Durante a cerimônia, foi apontado que o Governo de Rondônia obteve 99,29% no Radar da Transparência Pública, recebendo assim, o Selo Diamante. 

Para o governador Marcos Rocha, esse reconhecimento reflete nas ações em promover uma administração íntegra. “Estamos empenhados em manter a transparência como pilar fundamental de nosso Governo, assegurando que a população tenha acesso fácil às informações e de forma clara sobre nossas ações e gastos. Essas ações impulsionam ainda mais para avançarmos rumo a um novo norte”, afirmou.

A disponibilização de gráficos e ferramentas de visualização de dados torna as informações mais compreensíveis e acessíveis

Uma ferramenta importante que influenciou nessa posição, foi o novo portal da transparência, desenvolvido e gerido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), onde os cidadãos têm a oportunidade de acessar uma ampla gama de dados e documentos relacionados às finanças públicas, contratações, execução orçamentária, e outros aspectos relevantes da gestão estadual. Além disso, a disponibilização de gráficos e ferramentas de visualização de dados torna as informações mais compreensíveis e acessíveis.

Esses dados provenientes de diversas unidades gestoras, como a Contabilidade Geral do Estado (Coges) e a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), demonstram uma abordagem na divulgação de informações. Essa colaboração entre diferentes setores do Governo contribui para uma visão mais completa e detalhada das atividades governamentais, fortalecendo a confiança da sociedade nas instituições.

Ao liderar nacionalmente em transparência, Rondônia evidencia-se como referência em boas práticas de gestão, podendo servir de exemplo para outras unidades estaduais. “Esse é mais um exemplo de como Rondônia reforça seu compromisso, consolidando-se como referência em prestação de contas, valores essenciais para a construção de uma gestão pública cada vez mais transparente”, salientou o controlador-geral, José Alves de Aquino.

Link do radar: https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/radar-da-transparencia-publica/panel.html


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mirna Carolina
Fotos: Radar da Transparência Pública e Nilson Santos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo