Governo de Rondônia
26/04/2024

Metodologia

Governo do Estado de Rondônia

A Coordenadoria de Desenvolvimento tem trabalhado com diversas Metodologias Ágeis, dentre elas destacam-se:

 

SCRUM

Uma framework utilizada para gerenciar o trabalho em produtos complexos. Scrum não é um processo, técnica ou método definitivo e, sim, uma estrutura na qual se pode empregar vários processos e técnicas. O Scrum deixa claro a eficácia relativa do gerenciamento de produtos e das técnicas de trabalho para que se possa melhorar continuamente o produto, a equipe e o ambiente de trabalho.

 

Existem 3 papéis assumidos pela equipe:

  • Scrum Master é um líder servidor  responsável por manter a equipe alinhada com os princípios ágeis.
  • Product Owner é responsável por priorizar as funcionalidades que serão produzidas, com foco em agregar valor para o cliente.
  • Time de Desenvolvimento é composto por um time multidisciplinar com todas as habilidades necessárias para o desenvolvimento.

 

Com essa estrutura o desenvolvimento possui alguns eventos importantes. A Sprint que é o período de execução de tarefas pré-planejadas durante o Planejamento da Sprint, onde se define os objetivos e funcionalidades a serem desenvolvidas. Ocorrem, também, as reuniões diárias de 15 minutos chamadas Dailies, onde se tem o propósito do time estarem alinhados com as atividades a serem executadas durante o dia. O momento onde se é apresentado o que foi produzido no final da Sprint para o cliente é chamado de Review, para que ele acompanhe o desenvolvimento de um determinado projeto e sua construção.

O uso dessa metodologia foi possível reduzir o tempo de produção de software e aumentar a qualidade do produto desenvolvido.  A SETIC tem pensado na economia, facilidade, atendimento e na comunicação, tanto para servidores como para a população.

 

Saiba mais

 


Lean Inception

 

Lean Inception em sua tradução significa Criação/Concepção Enxuta. É uma metodologia onde o time de projeto se reúnem por alguns dias ou semanas realizando algumas atividades para começar a entrega do trabalho: isso é a Inception. Elas variam de projeto para projeto, porém com isso gera o alinhamento entre as pessoas envolvidas e criam uma lista ordenada de user stories (Estórias de Usuário) com estimativas juntamente com um plano de liberação (Release).

A estrutura de Lean Inception utilizada na SETIC se baseia no livro “Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo ” do autor Paulo Carolli. Porém para se adaptar no cenário do serviço público algumas alterações foram necessárias como, por exemplo, a redução de carga horária para 20 horas, algumas etapas necessárias para a Lean Inception são preparadas antes da reunião e algumas substituições do preenchimento do Canvas MPV.

Para o sucesso de workshop é necessário que a equipe seja multidisciplinar formada por pessoas que tenham conhecimento sobre o nível estratégico, tático e operacional, juntamente com o time de desenvolvimento, um membro do time de gestão e o facilitador.

 

Saiba mais


Compartilhe


Pular para o conteúdo