Governo de Rondônia
19/03/2024

Sobre

Governo do Estado de Rondônia

A Coordenadoria de Desenvolvimento tem como objetivo desenvolver, implantar e manter soluções de sistemas do Governo do Estado de Rondônia.

Somos responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas tanto da SETIC quanto para o Estado, criando soluções em sistemas para otimizar a utilização de recursos e promover a entrega de valor.

Entre as responsabilidades estão:

  • Assessorar a Diretoria da SETIC;
  • Gerenciar, planejar e executar projetos de desenvolvimento de sistemas;
  • Definir padrões e metodologias de desenvolvimento de sistemas;
  • Atender, na sua capacidade, a demanda da SETIC e estado por desenvolvimento de sistemas de informação;
  • Supervisionar o funcionamento dos sistemas;
  • Administrar e efetuar manutenções corretivas nos sistemas implantados;
  • Avaliar softwares existentes no mercado para definir seu uso pela instituição;
  • Avaliar e pesquisar novas tecnologias e analisar a importância de sua implantação
  • Emitir relatórios para a direção da SETIC sobre as atividades da coordenadoria.

Hoje é utilizado o framework Scrum para o desenvolvimento, pois ele ajuda pessoas, equipes e organizações a gerar valor através de soluções adaptativas para problemas complexos. Esse framework possui 3 papéis, Scrum Master, Product Owner e Developers dentro de um Scrum Team.

 

 

 

 

GESTÃO DE QUALIDADE

A gestão de qualidade do ambiente de desenvolvimento da Setic, é composta por vários passos que auxiliam os desenvolvedores desde o momento do desenvolvimento até a publicação de um produto ou serviço.

O desenvolvedor precisa conhecer e ter prática em relação às melhores técnicas de desenvolvimento, respeitando os princípios de SOLID e Orientação a Objeto. Os projetos na SETIC devem ser cobertos por testes unitários, os quais garantem o tratamento de possíveis BUGs e condicionam o desenvolvedor a criar o melhor código para cada situação.

Para garantir essa cobertura de testes, utiliza-se a ferramenta SonarQube, que tem como objetivo analisar e escanear cada linha de código desenvolvida, procurando possíveis BUGs, código não testado e, também, códigos que podem ser melhorados.

Na Coordenadoria de Desenvolvimento (CODE), os desenvolvedores trabalham em times e utilizam abordagens que facilitam a comunicação e avaliação dos seus códigos, como por exemplo o Code Review. Isso é quando um desenvolvedor chama um colega de time para analisar o seu código e dar sua opinião, não somente para procurar por erros, mas também para dar dicas de como melhorar um determinado trecho de código, que pode ter várias maneiras possíveis de ser escrito.

Foi criada na CODE uma comissão de Líderes Técnicos, com o objetivo de auxiliar os desenvolvedores na adoção de alguma nova tecnologia ou no auxílio em momentos de dúvidas.

Outra forma de melhoria contínua é disponibilizar aos desenvolvedores cursos da Alura para que continuem aumentando seus conhecimentos, aperfeiçoando as suas habilidades e entregando cada vez mais valor ao seu trabalho.

A Gestão de Qualidade visa e possibilita evitar diversos problemas nas soluções que são lançadas pela SETIC, como, por exemplo, retrabalhos de produtos sem qualidade e, até mesmo, prejuízo financeiro para o Estado.

 

 



Compartilhe


Pular para o conteúdo