Governo de Rondônia
22/11/2024

Fortalecimento

Capital debate Bolsa Família

04 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Seminário PBF

Gestores e técnicos participaram do evento

Com o objetivo  integrar os atores envolvidos, fortalecer a intersetorialidade e proporcionar  maior compreensão da gestão do Programa Bolsa Família e suas finalidades, o Governo de Rondônia, realizou nesta quinta-feira (4) o III Seminário Estadual Intersetorial do Programa Bolsa Família que contou com a presença de gestores e técnicos, dos 52 municípios,  envolvidos diretamente na execução do programa no estado.

Durante a abertura do seminário, o secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix, destacou a importância da realização do evento. ” A ação intersetorial é um trabalho que se realiza no plano coletivo. Ela pressupõe o respeito à diversidade e particularidades de cada setor e, ainda envolve a criação de espaços comunicativos, a capacidade de negociar e trabalhar conflitos para o desenvolvimento das ações com maior eficiência e eficácia”, ressaltou.

Márcio expôs ainda várias ações que a Seas, órgão gestor estadual do Programa Bolsa Família,   vem desenvolvendo no sentido de contribuir para o combate das desigualdades sociais e para desenvolvimento de Rondônia. “No início da sua gestão, o Governador Confúcio Moura lançou o Plano FutuRO que tinha como carro chefe o Bolsa Futuro com o objetivo de garantir o direito a renda mínima e beneficiou cerca de 11.828 famílias investindo o montante de mais de R$ 10 milhões. O projeto foi finalizado em fevereiro de 2013 devido a expansão do Programa Federal Brasil Carinhoso”.

No Estado de Rondônia existem 115.481 mil famílias inscritas no Programa Bolsa Família e No Cadúnico cerca de 270.000 famílias cadastradas.  “É para esse público que a Assistência Social , vem desenvolvendo programas, projetos e ações. É prioridade na gestão do governador Confúcio Moura que o desenvolvimento e a inclusão caminhem juntos”, finalizou Márcio.

Seminário PBF

Adriana Rodrigues

Uma das palestrantes do seminário foi a representante da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, Adriana Rodrigues, que expôs os impactos positivos do Programa Bolsa Família e o papel das condicionalidades e do acompanhamento familiar. ” O Bolsa Família tem um tripé que traz o alivio imediato da pobreza, os recursos que as família recebem e as condicionalidades que têm um papel preponderante para que as famílias superem a situação de pobreza. As condicionalidades projetam nas famílias o reconhecimento dos seus direitos, como o acesso a educação, saúde e assistência”, explicou Adriana.

Participaram ainda do evento como palestrantes o representante do Ministério da Educação, Rubenildo Moura e a representante do Ministério da Saúde, Rafaela Santim. O evento contou ainda com a presença dos coordenadores do Bolsa Família da Seduc, Rosilei; da Sesau, Márcia Cardoso e da Seas, Rosemary Valentim.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo