Governo de Rondônia
23/01/2025

AVALIAÇÃO

Secretário do Ministério de Desenvolvimento Social elogia projeto Asas do Saber e trata do programa Criança Feliz em Rondônia

29 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário pediu apoio para levar o programa a mais municípios de Rondônia.

O secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério de Desenvolvimento Social, Halim Antônio Girade, foi recebido pelo governador Confúcio Moura na tarde desta segunda-feira, 28, oportunidade em que manifestou impressão positiva sobre o projeto Asas do Saber, iniciado neste mês de agosto, com o propósito de resgatar estudantes de Ensino Médio que por diversas razões abandonaram a escola.

“É muito importante saber que há um projeto como este. Precisamos de políticos arrojados, que quebrem paradigmas”, disse o secretário ao parabenizar o governador, revelando que esteve com a diretora-geral de Educação Angélica Ayres e gravou vídeo sobre o projeto, para mostrar em Brasília.

O governador explicou que o projeto começou neste mês de agosto, e que sua orientação foi para que a equipe de educação saísse de porta em porta para buscar alunos que tivessem perdido o interesseem continuar os estudos.

Confúcio Moura falou ainda sobre o programa Nave (Núcleo Avançado em Educação), tratando-se de Ensino Médio integrado profissionalizante desenvolvido pela Oi Futuro em parceria com as secretarias de Estado da Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, unindo escola pública de ensino médio a cursos técnicos em tecnologia digitais.

Técnicos da Secretaria da Educação de Rondônia, segundo o governador, irão ao Rio de Janeiro conhecer a experiência para quem sabe adotar cursos complementares semelhantes na Lydia Johnson, onde se iniciou o Asas do Saber.

CRIANÇA FELIZ

O secretario Halim Girade falou sobre o programa Criança Feliz, coordenado pelo MDS, já implantado em cerca de 2.600 municípios, e que oferece  ações nas áreas de saúde, educação, cultura e justiça para filhos de beneficiários do Bolsa Família desde a gestação até os 3 anos de idade, e para crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A secretária-adjunta da Secretaria de Assistência Social (Seas), Vilma Alves dos Santos, confirmou a realização recente de treinamento proporcionado pelo ministério a equipe da Seas para coordenar o programa em Rondônia, que conta com a adesão de 20 dos 52 municípios. O MDS repassa recursos para custear a implantação.

“Estou em atividade de alinhamento do programa nos municípios, e estou satisfeito com a atuação a Seas”, disse o secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, destacando a importância do programa para a infância.

“A atenção dada a essa fase da vida muda a vida das pessoas para sempre; nós, no Brasil, estamos atrasados em relação aos cuidados com o desenvolvimento infantil”, disse Halim Girade, pedindo apoio do governador para ampliar e fortalecer a proposta nos municípios. Confúcio Moura sugeriu que durante encontro que está programado para Ji-Paraná, com conselheiros tutelares, a Seas integre os secretários da área social e se possível prefeitos para tratar do Criança Feliz.

Crianças bem cuidadas nessa fase da vida, segundo especialistas, são mais inteligentes, chegam à escola com melhores condições de aprendizado, estudam mais e têm mais chance de vencer a pobreza.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Objetivos do programa 

  • Promover o desenvolvimento infantil integral;
  • Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança;
  • Cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade;
  • Fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças;
  • Estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas; e
  • Facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem.

Leia mais:

Novo modelo educacional leva de volta à sala de aula jovens que haviam abandonado a escola


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Educação, Governo, Inclusão Social, Justiça, Legislação, Rondônia, Servidores, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo