22/07/2024

SERVIÇO SOCIAL

Secretária participa da programação alusiva aos 80 anos do Serviço Social no Brasil

06 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A secretária de estado da Assistência  e do Desenvolvimento Social (Seas), Hérika Fontenele, participou na sexta-feira (3) da solenidade que abriu a programação alusiva aos 80 anos do Serviço Social no Brasil, comemorado no dia 15 de maio. O evento foi realizado até o sábado (4) pelo Conselho Regional  de Serviço Social (Cress RO 23ª) em parceria com o governo de Rondônia, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Porto Velho.

(Secretária Hérika Fontineli participou da abertura da programação comemorativa

Secretária Hérika Fontineli participou da abertura da programação comemorativa

A data dos primeiros passos do Serviço Social no Brasil coincide com a criação da primeira Escola de Serviço Social em São Paulo. As jovens Paulistas Albertina Ferreira Ramos e Maria Kiehl foram as primeiras profissionais que estudaram na Europa e trouxeram subsídios para a criação da primeira Escola de Serviço Social no Brasil. No ano de 1937 foi criada a segunda Escola do Serviço Social no Rio de Janeiro; e em 1944, no Paraná.

A programação do primeiro dia contou com palestra do assistente social e professor Edval Bernardino Campos, da Fundação Universidade Regional do Nordeste e da Universidade da Amazônia (Unama), concursado em 2011 para a Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, ele coordena o Grupo de Análise de Políticas Públicas e Políticas Sociais na Amazônia (Gapsa).

Segundo a secretária Hérika, o reconhecimento e a valorização desses profissionais tem grande importância quanto ao seu papel em meio à sociedade “É muito significativo o reconhecimento da atuação dos profissionais da assistência social, considerando que trabalhamos em busca dos direitos sociais da população menos favorecida”, disse.

O presidente regional do Cress-RO, Carlos Henrique Gomes sousa, parabenizou a todos os assistentes sociais pela luta e defesa da profissão inscrita na história do Brasil há 80 anos, ressaltando ser uma profissão que foi capaz de se reinventar e se reconceituar, buscando romper com o conservadorismo do seu surgimento e com o tecnicismo do seu desenvolvimento. “Impulsionada pelo movimento de redemocratização do País, a categoria reescreveu seu Código de Ética, adotando valores que foram se aperfeiçoando e se tornaram princípios que hoje almejam alcançar no horizonte um projeto societário sem exploração e dominação de classe. A homenagem do Conjunto CFESS-Cress aos 80 anos do Serviço Social brasileiro valoriza a construção histórica desta profissão que se inscreveu na sociedade brasileira e busca se encharcar, cotidianamente, da realidade social desse País”, reforçou.

Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais