Governo de Rondônia
03/12/2024

Central de Libras de Rondônia

Governo do Estado de Rondônia

A Central de Libras de Rondônia consiste em um serviço de mediação da comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e intérpretes em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, por meio de videochamada, junto aos órgãos públicos do Estado, situados em Porto Velho, bem como acesso aos serviços de emergência por aplicativo, integrando a comunidade surda aos diversos serviços públicos com rapidez, sigilo, segurança e acessibilidade.

 

Modalidades de atendimento:

 

– Presencial: O servidor público, ao receber uma pessoa com deficiência auditiva, acionará por videochamada o intérprete em LIBRAS da Central de Libras de Rondônia, prosseguindo com o atendimento solicitado.
– Virtual (App ICOM): Os usuários com deficiência auditiva poderão acessar os serviços de emergência (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU) baixando o aplicativo ICOM, disponível gratuitamente para celulares
e tablets, Android ou iOS.

 

Link para instalação do aplicativo para Android ou iOS:

 

Home – ICOM (icom-libras.com.br)

O acesso ao serviço de mediação de LIBRAS pelo aplicativo não consome dados móveis de internet.

 

Pontos de atendimento:

 

Os pontos podem ser consultados através do site oficial da SEAS: Assistência Social – Central de Libras de Rondônia – Governo do Estado de Rondônia – Governo do Estado de Rondônia (rondonia.ro.gov.br)

 

São 22 pontos de atendimentos físicos e 3 pontos virtuais da Central de Libras instalados nos órgãos públicos do Estado, no município de Porto Velho/RO, sendo eles:

 

PONTOS DE ATENDIMENTO FÍSICO:

 

● Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro;

 

● Hospital Estadual João Paulo II

 

● Policlínica Oswaldo Cruz;

 

● Hospital Infantil Cosme e Damião;

 

● Tudo Aqui (Av. Sete de Setembro);

 

● Sistema Nacional de Emprego – SINE do Governo do Estado de Rondônia (Av. Sete de Setembro);

 

● Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – SEAS;

 

● Secretaria de Estado de Educação – SEDUC;

 

● Secretaria de Estado da Saúde – SESAU;

 

● Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL;

 

● Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Família – DEAM;

 

● Central de Flagrante de Porto Velho – PC;

 

● UNISP Leste – Unidade Integrada de Segurança Pública;

 

● UNISP Sul – Unidade Integrada de Segurança Pública;

 

● UNISP Centro – Unidade Integrada de Segurança Pública;

 

● Casa dos Conselhos Estadual – CASAC;

 

● Defensoria Pública do Estado de Rondônia – DPE;

 

● Recepção do Prédio Pacaás Novos – (Localizado no Palácio Rio Madeira – PRM, administrada pela Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos – SUGESP);

 

● Recepção do Prédio Rio Machado – (Localizado no Palácio Rio Madeira – PRM, administrada pela Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos – SUGESP);

 

● Recepção do Prédio Rio Jamari – (Localizado no Palácio Rio Madeira – PRM, administrada pela Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos – SUGESP);

 

● Recepção do Prédio Rio Guaporé – (Localizado no Palácio Rio Madeira – PRM, administrada pela Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos – SUGESP);

 

● Recepção do Prédio Rio Cautário – (Localizado no Palácio Rio Madeira – PRM, administrada pela Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos – SUGESP).

 

PONTOS DE ATENDIMENTO VIRTUAL ATRAVÉS DO APLICATIVO (para serviços de emergência):

 

● Polícia Militar do Estado de Rondônia;

 

● Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia;

 

● Ambulâncias – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

 


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