Governo de Rondônia
23/11/2024

IGUALDADE

Posse de conselheiros marca abertura da 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos para LGBTI

15 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A abertura da 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos para Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis e Transexuais e Intersexuais (LGBTI) aconteceu na noite desta segunda-feira, 14, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.

Vice-governador, Daniel Pereira, na abertura do evento

Vice-governador, Daniel Pereira, na abertura do evento

O evento segue até esta quarta-feira (16) e tem como objetivo discutir propostas de políticas públicas, que depois serem levadas para discussão e eventual aprovação na etapa nacional que acontecerá em maio de 2016. A conferência é realizada pelo Governo de Rondônia por meio da secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e coordenado pela Coordenação estadual dos Direitos Humanos.

“Por um Brasil que criminalize a violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e Intersexuais”, é o tema da 3ª Conferência. Para a secretária de estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS), a importância desse momento precisa ser melhor compreendida pelos órgãos que trabalham diretamente com essas políticas. “O Governo de Rondônia vem sendo muito sensível a essa política. Nós não podemos aceitar que o cidadão continuei vivendo com o preconceito que já está impregnando, nós queremos um Estado laico e sem Homofobia”, disse a secretária da Seas, Valdenice Domingos.

Os 52 municípios do estado estão representados na conferência para participar do debate e na oportunidade avaliar a efetividade das Políticas Públicas para o enfrentamento a violência praticada contra a população LGBTI, além de propor estratégias para enfrentar a discriminação sofrida por esta população em decorrência de sua orientação sexual ou Identidade de gênero. Esta ação visa articular e integrar, a partir de uma avaliação, o Sistema Nacional de Promoção da cidadania e Enfrentamento a Violência com as demais políticas públicas.

Para o Vice-Governador, Daniel Pereira, o momento é oportuno para abrir as discursões, uma vez que é preciso ser limpo de toda a nação a homofobia. “Nós queremos que Rondônia saia na frente, fazendo o dever de casa, que é arrancar da população esse preconceito que mata. Nós precisamos erradicar esse mal pela raiz, mostrando para os jovens e até o mais anciãos que isso não é um mal, devemos mostrar que em tudo e em todos devemos demonstrar amor”, disse.

Para abranger o contexto real que vivem a população LGBTI, a conferência Estadual também inclui a participação coordenadora geral de promoção dos direitos humanos LGBTI da Secretaria de Direitos Humanos, Simmy Larra, o Conselheiro titular do conselho nacional de combate a discriminação CNCD-LGBT,  Cassio Guilherme Maciel, a Conselheira titular do Conselho Nacional de Combate a Discriminação CNCD LGBT, Marina Reidel, e representando a coordenação geral do CNCD LGBT, Eduardo Santarelo

CONSELHO

A abertura da Conferência Estadual também foi marcada pela posse dos conselheiros membros do Conselho Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBTI, que seguiu após a solenidade de abertura. O conselho é composto por 20 membros e é formado, parietalmente, por integrantes do poder público e da sociedade civil, escolhidos através de um edital de chamamento. A Função dos integrantes do concelho é de interesse público e não remunerada.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Evento, Governo, Inclusão Social, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo