Governo de Rondônia
24/01/2025

HABITAÇÃO

Moradores pretendem ampliar as casas em Ji-Paraná

25 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Maria Soares de Lima (site1)

Maria Soares de Lima

A ideia é aumentar o espaço físico garantindo mais conforto e privacidade; Novas habitações populares já estão em construção em Ji-Paraná

Os primeiros moradores dos Bosques dos Ipês I e II já demonstram que buscam mais conforto e privacidade nas habitações populares entregues no último dia 13 em Ji-Paraná. Para tanto, um ajuda o outro da maneira que pode e juntos harmonizam o visual dos conjuntos habitacionais populares. O governo do estado investe na construção de mais 1456 apartamentos em Ji-Paraná.

Maria Soares de Lima está instalada na rua Lincon Pavão dos Santos, no Bosque dos Ipês II, com o esposo e quatro filhos. Depois de mudar, a primeira atitude da família foi construir o muro. Em seguida, pretende expandir a cozinha e edificar mais um quarto.

“É bem melhor murar o terreno primeiro porque temos mais segurança e evita que as crianças pequenas fiquem soltas pelas ruas”, disse Maria de Lima, que trocou de endereço há uma semana e vai fazer novos investimentos no imóvel novo quando saldar as dívidas contraídas para erguer o muro.

Nêgo, como também é conhecido Deywed Evêncio da Silva, se mudou no sábado, 21 para a nova casa com a mãe e uma irmã. “Estamos muito satisfeitos em ter a casa própria e agradecidos pelo cuidado em ser adaptada”, disse Nêgo, sorrindo à toa, que antes morava de favor numa casa no bairro Parque São Pedro.

“Não vou poder fazer uma área na frente de casa neste momento porque ainda estou apertado financeiramente, mas assim que folgar vou melhorar o acesso para tomar sol na frente da casa”, disse ele, que é aposentado e tetraplégico. A casa dele é toda adaptada para deficiente físico. “As portas são amplas e o banheiro confortável”, disse ele, que depende da mãe para os banhos diários.

Deywed EvÊncio da Silva (1)

Deywed Evêncio da Silva

Harmonia

Em menos de uma semana das mudanças para os novos endereços, as manicures Natalha Caroliny de Souza e Neuma Alves Costa já selaram amizade. “É muito bom ter o canto da gente e conviver com pessoas maravilhosas”, disse Natalha, finalizando a pintura da fachada da casa com o apoio do esposo de Neuma Costa, o trabalhador na construção civil, Edinaldo Santos Moreira.

“É muita alegria, felicidade. É muita emoção saber que estamos investindo no que é nosso”, disse Neuma Costa, que já cercou com madeira os fundos da casa. Segundo ela, quando não der conta de atender a clientela que pretende formar no Bosque dos Ipês I vai encaminhar à vizinha.

Para Edinaldo Moreira, essa relação de amizade e solidariedade é importante. “Nós temos de conviver bem com todos. Agora com moradia fixa é mais que importante consolidar essa amizade”, disse Moreira, concluindo a pintura da parede externa da casa de Natalha.

Novos empreendimentos

As 593 moradias dos Bosques dos Ipês I e II foram construídas pelo governo do estado em parceria com os governos federal e municipal. No último dia 13, o governador Confúcio Moura acompanhado de outras autoridades estaduais, federais e municipais entregou simbolicamente algumas casas e anunciou novos empreendimentos populares para Ji-Paraná e outros municípios rondonienses.

A meta, segundo anunciou o governador Confúcio Moura, é de o governo estadual ofertar 20 mil moradias a famílias de baixa renda das cidades onde o déficit habitacional for significativo. Para Ji-Paraná, o governo estadual já assegurou a construção de 91 prédios que abrigarão 1456 famílias em apartamentos localizados em área nobre da cidade, além da construção de outras 800 unidades habitacionais no 2º distrito da cidade, o maior e mais populoso.

Natalha de Souza (2)

As manicures Natalha Caroliny de Souza e Neuma Alves Costa já selaram amizade


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio - Assessoria Regional de JI-Paraná
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo