18/07/2024

EDUCAÇÃO

Jovens do Vale do Guaporé são capacitados por meio do programa Projovem Trabalhador

03 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O Governo de Rondônia, em parceria com o Governo Federal, impulsiona jovens do Vale do Guaporé ao mercado de Trabalho através do programa Projovem Trabalhador, no município de  Costa Marques. Foram ofertadas 275 vagas aos jovens entre 18 e 29 anos que, nos dias 26 e 27 de abril, receberam os certificados de conclusão. Os cursos foram divididos entre os distritos de São Domingos e Real Forte Príncipe da Beira, além de atender, também, jovens da sede do município. Eles receberam capacitação técnica para atuar no mercado de trabalho de forma profissional.

Participantes dos cursos receberam certificados na última semana

O ProJovem Trabalhador é o resultado de um grande esforço e parceria entre o Governo Federal, o Governo Estadual e os Municípios. O Governo Federal fornece os cursos e parte dos custos, o Governo do Estado executa a gestão e o acompanhamento, além de uma contrapartida financeira, e os municípios entram com a divulgação. Os cursos foram distribuídos da seguinte forma: no distrito de São Domingos foram 100 vagas na área de agroextrativismo, beleza e estética, construção e reparos e saúde. Já para a sede do município, que também atendeu o distrito de Real Forte Príncipe da Beira, foram disponibilizadas 175 vagas na área de administração, alimentação, beleza e estética, construção e reparos, saúde, turismo e hospitalidade.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, o secretário adjunto da secretaria de assistência social de Costa Marques, Junior Costa, destacou o empenho de todos os servidores técnicos para implantar o programa no município. “A gente tem que agradecer ao Governo do Estado e aos funcionários que se desdobraram para trazer e fazer acontecer esses cursos em nossa cidade. O resultado foi tão positivo e a partir de agora jovens terão mais espaço dentro do mercado de trabalho”, disse.

De acordo a secretária de estado da assistência e do desenvolvimento social (Seas), Valdenice Domingos, além da gratuidade dos cursos, os alunos ainda receberam, durante os seis meses de aula, uma bolsa mensal de R$ 100, todo o material didático, uniformes, alimentação e, se necessário, transporte. Ela explica ainda que os cursos foram desenvolvidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e têm certificação do Ministério da Educação (MEC), com validade em todo o território nacional, podendo atuar em diversas áreas do mercado de trabalho.

DOIS MIL JOVENS CAPACITADOS

O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã é a unificação das seguintes ações: Consórcio Social da Juventude, Empreendedorismo Juvenil, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. Ele tem como principais objetivos a preparação e a inserção de jovens no mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda.

Participaram dos cursos, jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, que sejam membros de famílias com renda per capta de até um salário mínimo e que não tenham feito outro curso do mesmo programa anteriormente. Existe ainda um compromisso de inserir, pelo menos, 30% dos alunos no mercado formal de trabalho ao término dos cursos.

Para Rondônia foram destinadas 2 mil vagas em 12 municípios do Estado, com um investimento superior a R$ 3,7 milhões e uma contrapartida de R$ 485 mil do Governo do Estado. Na região do Vale do Guaporé, além de Costa Marques os municípios de São Miguel e São Francisco do Guaporé, foram contemplados ao todo com 500 vagas nas áreas Administrativa, de Saúde, Beleza & e Estética, Construção & Reparos, Madeira & Móveis, Agroextrativismo, Piscicultura, Telemática, Alimentação e Turismo.

Para o coordenador estadual de políticas para juventude da Superintendência de Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Gedeon Soares, o Projovem tem um papel fundamental para a evolução do jovem, quanto aos seu deveres de cidadão, resgatando valores e ética. “O que os jovens precisam é de uma oportunidade, e é isso que o governo federal e governo do estado fez para eles”, pontuou.

Economia, Empresas, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Sociedade