16/08/2024

HABITAÇÃO

Governo entrega nesta segunda-feira 370 casas no Condomínio Jardim dos Lagos em Rolim de Moura

07 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Residencial Jardim do Lagos com 370 casas

Residencial Jardim do Lagos tem 370 casase abrigará cerca de 1.480 pessoas

Em solenidade na próxima segunda-feira (10), a partir das 9h, pelo menos 370 famílias de baixa renda do município de Rolim de Moura receberão as chaves da casa própria, realizando o sonho da moradia digna e segura.

Ao todo serão cerca de 1.480 pessoas beneficiadas com uma unidade do Residencial Jardim dos Lagos, construído numa parceria do governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida; o governo estadual com contrapartida financeira, através do Programa Morada Nova; e a prefeitura, que deu apoio na pré-seleção dos candidatos.

“Habitação de interesse social é uma prioridade da gestão do governador Confúcio Moura. Em todo o Estado são 20 mil moradias em execução”, disse a secretária da Assistência e do Desenvolvimento Social, Valdenice Domingos.

Rolim de Moura foi o primeiro município beneficiado com a habitação de interesse social. Em fevereiro de 2013, foram 400 famílias contempladas com as casas do Residencial Jatobá II, que contou com a contrapartida financeira do governo do Estado, no valor de R$ 2 milhões.

Os programas habitacionais destinados às famílias de baixa renda garantem cota de 3% das moradias para pessoas com deficiência e mais 3% para idosos. São contempladas famílias que atendem aos critérios de  menor renda per capta, em situação de vulnerabilidade ou risco social, com maior número de filhos menores de 14 anos e com residência mínima de três anos no município.

“Todas as etapas de inscrições, visitas domiciliares, pré- seleção de candidatos, sorteios públicos e assinaturas de contratos até o momento de entrega das chaves foram executadas e acompanhadas pelo governo do Estado, garantindo transparência no processo para que as moradias chegassem às famílias que mais necessitam”, explicou Valdenice Domingos.

JARDIM DOS LAGOS

A secretária observou que as  casas do Residencial Jardim dos Lagos são de boa qualidade, com infraestrutura urbana, rede de esgoto, estação de tratamento de água e contam, ainda, com o kit de aquecimento solar de água para banho com capacidade de 200 litros, que utiliza uma fonte de energia gratuita, limpa e inesgotável, o sol. entre as vantagens, estão a elevada economia de energia na conta de luz e o fato de ser um sistema de aquecimento ecologicamente correto.

As casas têm placas de captação de energia solar e compressores que fornecem água quente para os banheiros, dois quartos, uma sala e cozinha, todas as ruas asfaltadas e energia e água instaladas.

Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes