17/07/2024

INFANCIA

Governo de Rondonia debate sobre enfrentamento ao trabalho infantil

15 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A abertura do ato foi conduzida pela representante do FEPETI, Márcia Lobo

A Secretaria de Assistência Social do Estado de Rondônia participou na última sexta-feira (12) de ato público para lembrar o Dia Mundial do Trabalho Infantil, que este ano trouxe o tema “Não ao Trabalho Infantil, Sim à Educação de Qualidade”. O evento foi realizado no auditório do Ministério Público do Trabalho nos Estados de Rondônia e Acre (MPT).

Na ocasião, a secretária Valdenice Domingos expôs algumas ações de coordenação, planejamento, monitoramento, implantação, implementação e acompanhamento das políticas públicas voltadas à garantia de direitos da criança e adolescentes.

“Participamos de ações em conjunto com o Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil nas campanhas de conscientização contra este tipo exploração. A Seas está organizando o Encontro Estadual de Combate ao Trabalho Infantil a ser realizado entre os meses de junho e julho. O encontro será voltado aos coordenadores dos municípios que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos, onde são realizados os trabalhos com crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil”, destacou Valdenice Domingos.

O ato contou com a participação de cerca de oitenta jovens do programa Aprendiz Legal do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), dentre eles a jovem Luiza Forte, de 15 anos, que em depoimento afirmou ter começado a trabalhar aos 12 anos de idade, em Santa Catarina, onde trabalhava na mesma empresa que a mãe, ambas sem carteira assinada.

Secretária de Assistência Social de Rondônia, Valdenice Domingos

“Meu salário era de R$ 100 por mês e minha mãe ganhava um pouco mais. Eu não conhecia meus direitos, não tinha tempo e nem disposição para estudar, pois vivia cansada. Quando chegamos a Rondônia, conheci o CIEE, onde me matriculei para participar dos cursos e hoje posso estudar e me preparar para o futuro”, declarou Luiza.

Elene Brito, de 18 anos, conta que já sabe o que quer para o futuro. “Quero trabalhar na área de segurança do trabalho. Fiz um curso e me identifiquei com o que aprendi”, afirmou. Ela conta que aos 13 anos cuidava dos primos pequenos para as tias irem trabalhar, o que atrapalhava um pouco os estudos. “Hoje estou me preparando para o amanhã, trabalho de carteira assinada, estudo e faço cursos”, frisou Elene.

O evento foi organizado pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti Rondônia) e contou com a participação de diversas autoridades envolvidas na política de garantia de direitos das crianças e adolescentes.

A auditora fiscal do Trabalho Marcia Lobo, que representou o Fepeti,  destacou os avanços no país com relação ao combate ao trabalho infantil. “O Fórum atua com uma meta de erradicar o trabalho infantil no estado de Rondônia e nesse sentindo já avançamos bastante. Há alguns anos discutíamos sobre o acesso à educação e hoje a nossa temática é e educação de qualidade”, ressaltou.

Participaram ainda representantes do Ministério Público do Trabalho, Tribunal do Trabalho, Secretaria Municipal de Assistência Social, Ministério Público de Rondônia, Polícia Rodoviária Federal e Ministério do Trabalho e Emprego.

Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes

Assistência Social, Evento, Governo, Inclusão Social, Legislação, Rondônia, Servidores, Solidariedade