26/06/2024

PRIMEIRO CONCURSO

Governo de RO dá posse a mais 24 concursados visando ampliar ações da assistência social

28 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Na cerimônia de posse dos novos servidores, governador Marcos Rocha destacou fortalecimento dos programas socioassistenciais

Mais 24 novos servidores aprovados no primeiro concurso público realizado pelo governo do estado de Rondônia para formação do quadro de servidores efetivos da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) tomaram posse nesta terça-feira (28), para os cargos de agente em atividades administrativas, técnico em informática, técnico de enfermagem, motorista, bem como analista em desenvolvimento social nas áreas de enfermagem, administração, pedagogia, psicologia e serviço social.

Mãe de três filhos, formada há dois anos em serviço social, aos 39 anos, a ji-paranaense Leila Cândido, que reside na Capital desde criança, é uma dos que tomaram posse com o intuito de fazer a diferença, contribuindo com o fortalecimento das ações e programas já em execução pela Seas, bem como, implementação de outros destinados a mudar a realidade das famílias em situação de vulnerabilidade, em Rondônia. “Este concurso para mim é um divisor de águas. Já fui babá, passei por situações bem delicadas e agora pretendo dar uma vida mais digna aos meus filhos e contribuir com o processo de desenvolvimento do Estado”, relatou Leila.

Acadêmico de direito, Aeke Kauã tomou posse como agente em atividades administrativas

Aos 20 anos, cursando o 5° período de direito, Ayke Kauã tomou posse como agente em atividades administrativas, na Gerência de Compras da Seas. “Este é o meu primeiro emprego, por isso pretendo fazer o melhor possível para ajudar as pessoas e a sociedade em geral que precisam dos serviços da Seas”, afirmou o novo servidor público, que fez a leitura do juramento de posse.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a realização do primeiro concurso representa a preservação da história, projetos e programas da Seas com servidores de carreira, que juntamente aos que já estão em ação darão sequência ao trabalho que vem dando novo significado à vida de pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade social, como é o caso do programa Prato Fácil, que em três anos garantiu cerca de três milhões de refeições nutritivas, ao custo de R$ 2, para pessoas com Cadastro Único (CadÚnico); o Vencer, lançado neste ano com a expectativa de capacitar, profissionalmente, cerca de 10 mil pessoas, de forma gratuita, em todo o estado; entre outros que vêm fazendo a diferença na vida de crianças, jovens e idosos.

Lembrando a citação do governador sobre uma criança que conheceram, em 2018, comendo farinha com sal, no interior do estado, a secretária Luana Rocha falou sobre a necessidade de o Poder Público atuar sempre no sentido de contribuir para que histórias tristes não se repitam e que a miséria não atinja princípios e a moral das pessoas. “Deus colocou uma missão para cada um. Que façamos, então, com gratidão, como instrumentos de transformação na vida das pessoas”, afirmou, citando que cada entrega de programa ou serviços realizados é motivo de alegria e ver as pessoas sentindo a vida transtornada, é ainda mais marcante. “Venham fazer a diferença na vida das pessoas que estão precisando, lá na ponta”, convocou a secretária, que ainda agradeceu à equipe que ajudou a construir o concurso histórico.

Destacando a importância dos programas da Seas, que em sua avaliação não poderão ser extintos, por contribuírem com a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários, o gestor da Segep, Silvio Rodrigues, desejou aos novos servidores que continuem fazendo história de forma íntegra e que ao saírem daqui a 35 anos, após a aposentadoria, com este momento histórico na memória, pois nem toda solenidade de posse de servidor tem a presença do governador. “A Seas vem trabalhando de forma exemplar, que vocês possam ajudar a dar sequência às ações em prol da sociedade, levando assistência a quem precisa, de fato”, ressaltou.

MUDANÇA DE ESTADO

Janara Dantas veio de Rio Branco com a família para trabalhar na Seas, em Porto Velho

Com a posse no cargo de técnico em atividades administrativas, Janara Dantas, 42 anos, formada em recursos humano, veio de Rio Branco (AC) com as filhas gêmeas, de 17 anos, e o esposo, que é técnico de informática, por enquanto desempregado. “Estou muito feliz com a posse, pois se trata da realização de um sonho que todo concurseiro tem. Irei servir ao povo de Rondônia com muita honra e alegria”, enfatizou.

Acompanhada da filha Maria Luiza, de 45 dias de vida, Poliana Mendonça, esposa de Luan Mendonça, com formação em análise e desenvolvimento de sistemas, e que tomou posse como agente em atividades administrativas, destacou a importância do concurso em um momento em que muitos estados sofrem com a falta de emprego.

Responsável pelo discurso de agradecimento, Leila Cândido frisou em primeiro lugar, a gratidão a Deus, “que nos dá força para seguirmos”, e também por terem a oportunidade de trabalhar em uma secretaria que desenvolve ações em prol da assistência social de Rondônia.

A cerimônia foi realizada no Auditório Jerônimo Santana, do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho, contou com a presença do governador Marcos Rocha, da secretária Luana Rocha, do titular da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Silvio Rodrigues, familiares dos empossados e demais servidores que foram dar as boas-vindas.

Texto: Veronilda Lima
Fotos: Thaíssa Brandão

Assistência Social, Capacitação, Cerimônia, Cidadania, Concursos, Direitos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade