Governo de Rondônia
22/11/2024

Com as lanchas os municípios ganham um Cras itinerante

Governo capacita municípios para oferecer serviços do Cras às comunidades ribeirinhas

06 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

 

Lanchas que levam a Assistência Social às comunidades ribeirinhas

Lanchas que levam a Assistência Social às comunidades ribeirinhas

Com a finalidade de ampliar a rede de atendimento assistencial dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) às comunidades ribeirinhas de Rondônia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome  (MDS) realiza no próximo dia 10, na capital,  a Capacitação para Equipes Volantes e Coordenadores do Cras.

Serão capacitados os municípios que receberam do MDS os transportes hidroviários (lanchas) para alcançar e assistir as comunidades ribeirinhas que não tem acesso aos serviços da assistência social. Os municípios contemplados foram: Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho e São Francisco do Guaporé.

“Com as lanchas os municípios ganham um Cras itinerante que irá executar os serviços de proteção social básica de atendimento à famílias que vivem em locais de difícil acesso”, explica o secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix.

” Nossa expectativa é capacitar cerca de 30 profissionais dos municípios contemplados. Eles receberão orientações e instruções do funcionamento das lanchas, além de esclarecer sobre como será executado o serviço da equipe volante”, afirma Rosemary Valentim, que é coordenadora estadual do Programa Bolsa Família e Cadúnico em Rondônia.

A equipe volante é uma equipe adicional do CRAS e a Lancha da Assistência Social é um meio de transporte para image_previewque estas equipes volantes ampliem a atuação junto às famílias e as comunidades que vivem em regiões ribeirinhas, de forma mais regular e sistemática.

As equipes volantes são responsáveis por construir a melhor forma de atender a população, respeitando as peculiaridades e a realidade local, já que conhecem mais de perto as necessidades das famílias que vivem nestas comunidades ribeirinhas.

A capacitação será realizada no Hotel Rondon, em Porto Velho, no horário de 8h30min às 16h30min.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Arquivo MDS
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo