O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), realizou nos dias 8, 9,10 e 11 de agosto o Curso de Capacitação do Sistema CadÚnico, quem tem como objetivo aperfeiçoar a gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. A capacitação aconteceu em Porto Velho.
Ao todo, participaram da capacitação 50 técnicos de 36 municípios rondoniense, cujo objetivo é aprimorar o atendimento à população e ajudar os gestores a utilizar o sistema de condicionalidades para acompanhar as famílias, identificando vulnerabilidades e riscos sociais.
A coordenadora do CadÚnico e Bolsa Família em Rondônia, Rosemarry Valentim, explicou que o curso é para que os técnicos conheçam as atualizações do sistema e das portarias que frequentemente passam por mudanças. “As atualizações são necessárias pois as demandas sociais precisam ser melhor assistida, é através do sistema do Cadastro Único que o Governo recebe todas as demandas”.
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.