Governo de Rondônia
24/04/2024

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Governo de Rondônia lança campanha ‘Não Desvie o Olhar’

20 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Com o objetivo de auxiliar e prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes em Rondônia, o governo estadual lançou nesse domingo (19), em parceria com as 52 prefeituras, Conselhos Tutelares, Ministério Publico Estadual, Rede Municipal de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a campanha internacional “Não Desvie o Olhar”. A mobilização, coordenada pela através da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), destacou o Disque 100 como o principal canal de recebimento de denúncias sobre violações de direitos humanos do governo federal, além dos conselhos tutelares.

Campanha foi lançada no Espaço Alternativo, em Porto Velho

Campanha foi lançada no Espaço Alternativo, em Porto Velho

A campanha tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar casos de violação de direitos das crianças e adolescentes neste período de grande movimentação turística no Brasil. A proposta é mobilizar parceiros da rede governamental e não governamental de proteção e da sociedade geral, bem como, lideranças e artistas envolvidos com o carnaval para adesão e divulgação da campanha.

Segundo o secretário municipal da Assistência Social e da Família do município de Porto Velho, Claudir Rocha, a exploração sexual infanto-juvenil é um problema de proporções globais. “Isso não é uma causa de uma cidade, de um estado ou apenas do Brasil. É de todos nós. Ou assumimos desta forma ou perderemos essa guerra de combate à violência contra as crianças e os adolescentes”, afirmou.

A proposta é trabalhar com a identificação visual da campanha com banners, leques, na TV, rádio, cartaz e distribuição de panfletos com o slogan “Disque 100” em eventos de grande concentração de pessoas. Em Porto Velho, as equipes coordenadas pela Seas saíram para a rua a fim de conscientizar os brincantes através das abordagens. Além dos eventos carnavalescos que estão na rota da equipe, rodoviária, aeroporto, Espaço Alternativo também fazem parte da meta.

O procurador do Trabalho, Marcos Cutrim, lembrou que esta ação tem uma importância imensa, pois depende exclusivamente de cada um de nós. “Essa campanha é um ponta pé inicial para as políticas da criança e adolescente no ano. Com essa campanha, conseguimos unir forças, potencializar e dá eficácia para que o cidadão fique atento, e que não só o governo tenha essa preocupação, mas que também o cidadão ajude ligando no número disponibilizado para que sejam realizadas estas denúncias”, disse.

A secretária Hérika Fontenele afirmou que em Rondônia o lançamento da campanha mostra o comprometimento do governo e todos os órgãos e instituições envolvidos na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. “Estaremos atuando em um período que se registra o crescimento de denúncias de violações de direitos”, destacou.

Segundo ela, além do governo, é muito importante que a sociedade civil também se engaje na campanha, denunciando os casos de exploração sexual. “Precisamos da participação de todos”, reforçou.

O evento de abertura da campanha contou com vários parceiros, como a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semtran), Detran Rondônia e a Superintendência Estadual de Políticas Sobre Drogas (Sepoad). Ao final houve aula de zumba com a Gin Gkelly

RIBEIRINHOS

O Barco Deus é Amor, que atende aos ribeirinhos que trabalham com a agricultura familiar através do programa de Política de Segurança Alimentar e Nutricional da Seas, também levará material de apoio a partir desta segunda-feira (20). “Intensificar a campanha é a nossa meta”.

 

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo