CRESCIMENTO

Movimentação de cargas no Porto de Porto Velho registra aumento de 77%

16 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A expansão da atividade portuária contribui para o aquecimento do mercado de trabalho e desenvolvimento socioeconômico da região

O Porto de Porto Velho teve um aumento expressivo na movimentação de cargas durante o primeiro quadrimestre deste ano. De acordo com dados mais recentes, divulgados pela administração portuária, o volume de cargas movimentadas praticamente dobrou, em relação ao mesmo período do ano passado.

No ano de 2022, o Porto de Porto Velho registrou uma movimentação de aproximadamente 424 mil toneladas de cargas entre janeiro e abril. Já em 2023, esse número saltou para cerca de 752 mil toneladas, considerando o mesmo período do ano anterior. Esses dados revelam um crescimento de cerca de 77% na movimentação portuária, demonstrando a importância cada vez maior desse porto estratégico para o comércio regional. Entre as cinco cargas mais movimentadas no Porto de Porto Velho durante esse tempo, destacam-se: soja, semirreboque (veículos), milho, açúcar e contêineres (madeira).

Esses segmentos têm desempenhado um papel fundamental no aumento geral da movimentação portuária, e refletem a relevância econômica desses setores para a região, sendo que a soja continua sendo um dos principais produtos movimentados pelo Porto, impulsionada pela forte demanda global.

O aumento expressivo na movimentação de cargas no Porto de Porto Velho traz benefícios à economia local, porque estimula o comércio e fortalece a posição estratégica da região no contexto nacional e internacional. Essa expansão da atividade portuária contribui para o aquecimento do mercado de trabalho e ao desenvolvimento socioeconômico da região.

O diretor-presidente do Porto, avalia que as perspectivas são promissoras. “O aumento na movimentação de cargas é um sinal positivo para a economia local e ao desenvolvimento regional. O crescimento contínuo na movimentação de cargas fortalece a posição de Porto Velho, como um importante centro logístico e de comércio no estado de Rondônia”, destacou.

INVESTIMENTOS

Para atender à demanda crescente, o Porto de Porto Velho tem investido na ampliação de sua estrutura e na modernização de seus equipamentos. A construção de uma nova sede, em fase de conclusão, do novo recinto alfandegado já concluído e em fase de estruturação; e a reforma do cais flutuante, em processo licitatório, são medidas que visam aumentar a eficiência operacional e garantir um fluxo contínuo de cargas.

Veja os gráficos:

Texto: Josi Gonçalves