Governo de Rondônia
27/04/2024

TREINAMENTO

Simulação de acidente no Porto da Capital encerra curso de Primeiros Socorros

18 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Foi realizada uma simulação de acidente envolvendo o ambiente portuário, devido ao uso de maquinários pesados 

Funcionários do Porto de Porto Velho participaram da última aula do curso intensivo de primeiros socorros, ministrado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep, na sexta-feira (15). O programa de 15 dias teve como objetivo capacitar os funcionários para reconhecer situações de risco e utilizar técnicas de atendimento e de primeiros socorros, contando com uma simulação de acidente para que os participantes pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos no curso, em um ambiente controlado.

A socorrista e instrutora, Sâmia Pereira Costa reforçou a importância de as empresas proporcionarem o curso para que o primeiro atendimento seja feito adequadamente. Segundo Sâmia, os dez primeiros minutos são vitais para a garantia de sobrevida da pessoa. Conforme a Norma Regulamentadora 29 de segurança e saúde no trabalho portuário, está estabelecido em lei que, os portos ofereçam treinamento periódico sobre segurança, saúde e higiene ocupacional a todos os colaboradores.

Para o governador Marcos Rocha, “o treinamento é importante e pode ajudar a salvar vidas e evitar que pessoas tenham agravamento das condições de saúde. É fundamental contar com pessoas que entendam sobre primeiros socorros em momento que pode ser decisivo”, disse.

O ambiente portuário é propenso a acidentes devido ao uso de maquinários pesados, porém, o curso abrange, também, os trabalhadores do setor administrativo. Cristiane Correa foi uma das funcionárias que participou do curso. Ela ressaltou como o setor pode atuar em um momento de emergência. “É essencial termos um socorrista de pronto atendimento dentro da administração pública. Para chamar o suporte avançado, o 192, e iniciar o suporte básico até a chegada de uma ambulância”, explicou.

Durante a simulação, foram exercitados o conteúdo em cenários distintos; como o de ressuscitação por exemplo, em caso de parada cardiorrespiratória. A iniciativa é um investimento da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia – Soph, para garantir o bem-estar de seus trabalhadores e assegurar que possíveis acidentes possam ser enfrentados de forma responsável e habilitada, caso ocorram.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria
Fotos: Josi Gonçalves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cursos, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Segurança, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo