Governo de Rondônia
29/03/2024

TELEFONIA GRÁTIS

Uso de telefonia fixa para os órgãos do Governo de Rondônia por meio da Infovia sairá sem onerar o Estado

20 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Técnicos da EpR, fazem a instalação de telefones Voip

A rede de fibra ótica, Infovia, tem a função de interligar todos os órgãos da administração direta e indireta do poder executivo.  Escolas, unidades de polícia e administrações regionais, e todos os órgãos poderão ter redução de custos nas contas de telefone fixo, com a instalação da telefonia Voip em todos os setores da administração.

O serviço está em andamento desde 2013, mas com a política de redução de gastos e enxugar a máquina pública do atual governo, a Superintendência do Estado para Resultados (EpR), em parceria com a Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), estão trabalhando para que sejam instalados os aparelhos nas secretarias e a suspensão de algumas linhas telefônicas. De acordo com o superintendente da Sugesp, Júnior Gonçalves, algumas secretarias vão poder ter alguma linha para casos esporádicos, mas afirma que dentro dos cem dias de governo já é esperado economia devido algumas suspensão de linhas.

Os telefones Voip funcionam para ligações internas e externas. Para Marcos Paulo, chefe de núcleo que gerencia o Voip, quando um servidor for realizar uma ligação para outro setor público ele deve usar o ramal da telefonia, que sai a custo zero para o estado e quando ele for usar para ligações externas, o próprio sistema de telefonia vai direcionar a ligação para linha mais barata.

“Se um servidor do município de Nova Mamoré ligar via ramal para uma repartição em Vilhena, não terá nenhum custo, pois eles estão na mesma rede”, ressalta Marcos.

Para o superintendente da EpR, Delner Freire, esses serviços que funcionam na rede Infovia podem ter grandes alcances tecnológicos. Na Infovia não funciona somente esse serviço de telefonia, mas também podem operar videoconferências, vídeo escolas e telemedicina.  “A infovia oferece vantagens como velocidade na transmissão de dados e segurança”, fala Delner.

Só no ano de 2018 o governo teve custos de mais de R$ 2 milhões em linha telefonia fixa. A parceria entre EpR e Sugesp para atuar na troca dos aparelhos nas secretarias já começou e é esperado a troca em todas as secretarias.

 Tecnologia facilitará relação entre técnicos e agricultores

 Governo de Rondônia economiza em gastos públicos por meio de ações estratégicas e otimização de serviços


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo