Governo de Rondônia
18/04/2024

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL

Tecnologia facilitará relação entre técnicos e agricultores

18 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Proporcionar funcionalidade aos serviços de assistência técnica e extensão rural de forma mais efetiva, ágil e moderna foi o tema da discussão entre os técnicos da Emater-RO e representantes da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), do governo estadual. O encontro foi realizado na sexta-feira (15), na sala de reuniões da autarquia, e levou a proposta de integrar os órgãos afins por meio de um aplicativo que atenda as necessidades de todos. O aplicativo do agricultor, vencedor da 4ª edição do prêmio Boas ideias, foi criado pela extensionista da Emater-RO, Lilian Barbosa.

O aplicativo vai trabalhar com as principais atividades econômicas desenvolvidas no estado.

A proposta inicial do aplicativo do agricultor apresentada pela extensionista visa estreitar o relacionamento entre os técnicos da Emater-RO e as famílias rurais acelerando os ganhos econômicos e os processos das propriedades rurais por meio do celular que, hoje, segundo pesquisa da própria extensionista, está presente em cerca de 90% da propriedade. Convidados para colocar o aplicativo em prática, a Detic, órgão ligado à Superintendência do Estado para Resultados (EpR), viu a oportunidade de integrar as ações dos órgãos ligados ao segmento produtivo dando maior alcance e aproveitamento das informações colhidas.

Assim, o aplicativo do agricultor deverá contar com a junção de banco de dados da Secretaria de Agricultura (Seagri), Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) Agência Idaron e Emater-RO. “Para a Emater, esse processo dará maior funcionalidade aos serviços de assistência técnica e extensão rural”, enfatiza Luciano Brandão, presidente da autarquia.

A princípio o objetivo é trabalhar com as principais atividades desenvolvidas no estado, hoje, como bovinocultura, cafeicultura, piscicultura, utilizando-se banco de links, buscando a convergência nas secretarias que compõem o setor produtivo. Dessa forma espera-se desburocratizar e tornar mais eficiente tanto a logística de ações como as informações públicas.

O aplicativo ainda está em processo de construção, mas quando estiver disponível irá facilitar o relacionamento entre os produtores rurais e os técnicos dos órgãos envolvidos no processo, dando uma nova dinâmica nas ações voltadas para o campo.

Leia mais:

Prazo de Validade da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional da Agricultura Familiar foi ampliado para dois anos

Controladoria Geral do Estado e Emater alinham informações para monitoramento de gestão


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo